rodrigo pacheco - dem - presidência - senado
A candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para a presidência do Senado conta, em tese, com 29 votos; senador tenta ampliar a base| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O PL anunciou apoio a Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na eleição para a presidência do Senado. O partido, uma das siglas do Centrão no Congresso, tem três senadores. Outras legendas que apoiam Pacheco até o momento são DEM, PSD, PT, PROS, Republicanos e PL, que somam 30 senadores. "A importância disso é que o PL vai unido com todas as suas forças participar da próxima gestão do Senado com a presidência do nosso senador Rodrigo Pacheco", afirmou o líder do PL na Casa Carlos Portinho (RJ), em vídeo. O parlamentar estava no PSD, em dezembro, e assumiu o mandato após a morte de Arolde Oliveira (PSD-RJ), vítima da Covid-19.

Na esteira das negociações para a sucessão, o PL recuperou o direito a ter um gabinete de liderança, com acesso a cargos e verbas, após a filiação. O gabinete é garantido apenas a legendas com três ou mais senadores, o que aumentou o cacife da bancada na negociação.