Partido da Mulher Brasileira, o PMB, passa a se chamar Brasil 35.
Partido da Mulher Brasileira, o PMB, passa a se chamar Brasil 35.| Foto: Reprodução/Facebook

O Partido da Mulher Brasileira (PMB), uma das siglas cotadas para abrigar o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro, aprovou neste sábado (24) a mudança no nome da legenda em reunião da executiva nacional, no Rio de Janeiro. O PMB passa a se chamar oficialmente “Brasil 35” — 35 é o atual número do partido. No encontro foram discutidos ainda mudanças no estatuto e na cúpula da sigla, hoje comandada por Suêd Haidar Nogueira.

A troca no nome é mais um indício de que Bolsonaro deve se filiar ao partido. O PMB disputa a preferência do presidente com o Patriota e o Democracia Cristã (DC). A escolha do novo nome do PMB faz referência ao slogan usado por apoiadores de Bolsonaro em 2018: “Meu partido é o Brasil”.

O PMB foi fundado em 2008, mas só conseguiu obter o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2015. Na última eleição municipal, elegeu apenas 46 vereadores e uma única prefeita. O PMB não tem nenhum deputado federal ou senador. Em março deste ano, o agora Brasil 35 somava 48.341 filiados. O novo nome depende ainda de aprovação no TSE.

Em entrevista ao O Globo, Suêd Haidar negou que a mudança no nome guarde relação com uma possível entrada de Bolsonaro na legenda. Mas ela reconhece que tem mantido conversas com o presidente da República e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).