O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE)
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE)| Foto: Marcos Oliveiras/Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), pré-candidato do partido ao Palácio do Planalto, atacou declaração do presidente da legenda, Roberto Freire, que descartou a manutenção do projeto para as eleições de outubro. “[A pré-candidatura] Não se sustenta. A federação está sendo discutida pelo Cidadania e, seja ela qual for, o nosso pré-candidato não será o escolhido”, disse Freire ao site O Antagonista.

Em resposta, Vieira disse que Freire "passou tanto tempo sentado na presidência do Cidadania que passou a confundir sua opinião pessoal com a decisão do partido". "A possibilidade de federação sequer foi votada pelo Diretório Nacional e a decisão unânime da Executiva pela pré candidatura está mantida. Respeito qualquer decisão colegiada, mas não o arbítrio", expôs o parlamentar, em nota divulgada pela sua assessoria. Vieira foi lançado em setembro pelo partido como pré-candidato a presidente da República. Ele faz oposição ao governo de Jair Bolsonaro.

Freire é presidente do partido desde 1992, quando a sigla deixou de se chamar PCB para se denominar PPS. O nome Cidadania foi adotado a partir de 2019.

A divergência atual não é o primeiro entrevero público entre Vieira e a cúpula de seu partido. Em junho do ano passado, o senador disse que deixaria a legenda após o Cidadania desistir de uma ação em que pedia esclarecimentos sobre o "orçamento secreto". Ele voltou atrás e atualmente é, além de pré-candidato ao Planalto, líder do partido no Senado.