Janja e Lula
Pesquisa revela a percepção dos brasileiros com a participação da primeira-dama Janja da Silva na agenda de governo.| Foto: André Borges/EFE

A participação da primeira-dama Janja Lula da Silva em viagens oficiais e reuniões políticas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovada por 65% dos entrevistados pelo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda (29). Ao todo, foram ouvidos 2.023 eleitores em 164 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal (veja na íntegra).

Entre os entrevistados, os da região Nordeste são os mais favoráveis à participação da primeira-dama na agenda de governo (74,1%), assim como os eleitores de maior escolaridade com ensino superior completo (66,7%). Por outro lado, a menor aprovação está entre os sulistas (59,4%) e entre as pessoas 60 anos ou mais (55,1%).

A pesquisa tem um grau de confiança de 95% e margem de erro geral de 2,2 pontos percentuais, variando de uma região para outra.

Janja tem sido presença constante nos eventos oficiais com Lula tanto no Brasil como em viagens ao exterior, além de participar de reuniões e dar sugestões ao presidente sobre ações de governo. A primeira-dama chegou a ser alvo de uma representação da 25ª Vara Cível Federal de São Paulo por ter feito uma transmissão ao vivo pela internet utilizando a estrutura da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), em março.