O paciente seria um homem de 41 anos que recentemente viajou para a Espanha.
O paciente seria um homem de 41 anos que recentemente viajou para a Espanha.| Foto: Agência EFE

O registro do primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado nesta quarta-feira (8) na cidade de São Paulo, segundo informações do g1. O paciente seria um homem de 41 anos que recentemente viajou para a Espanha. Atualmente ele permanece internado em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na região oeste da capital paulista. Não foram repassados detalhes sobre o estado de saúde do paciente. A secretaria estadual e a secretaria municipal de Saúde ainda não confirmaram a informação.

O último boletim do Ministério da Saúde divulgado hoje informa que o Brasil tinha nove casos suspeitos da doença, mas um deles já foi descartado, no Ceará. Entre os demais casos suspeitos, cinco são do sexo masculino e três do feminino. Há dois casos sob monitoramento em hospitais, conforme divulgado pela sala de situação que monitora os casos suspeitos da doença no país, criada pelo Ministério da Saúde.

Dentre os oito casos suspeitos, dois são de Santa Catarina, nos municípios de Blumenau e Dionísio Cerqueira. Outros dois estão sob acompanhamento em Rondônia. Há, ainda, um caso suspeito em São Paulo (capital), um em Pacatuba (CE), um em Porto Alegre (RS) e um em Corumbá (MS).