Marcelo Crivella
Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O partido Republicanos emitiu uma nota em defesa de Marcelo Crivella nesta terça-feira (22). O prefeito do Rio de Janeiro teve a prisão preventiva decretada em uma operação que investiga suposto esquema de propina na prefeitura em um desdobramento da Operação Hades.

No texto, o partido presidido pelo deputado federal Marcos Pereira (SP) disse acreditar na "idoneidade" de Crivella, e criticou a chamada judicialização da política. "A Executiva Nacional do Republicanos aguarda detalhes e os desdobramentos da prisão do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. O partido acredita na idoneidade de Crivella e vê com grande preocupação a judicialização da política", diz a nota.

A prisão de Crivella, no entanto, ocorre a nove dias do fim do mandato, em 31 de dezembro, depois do atual prefeito sair derrotado na disputa pela reeleição nas eleições municipais 2020. Dessa forma, até Eduardo Paes (DEM-RJ) assumir o cargo em 1º de janeiro, a prefeitura do Rio terá no comando o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe (DEM), primeiro na linha sucessória, uma vez que o vice na chapa vencedora em 2016, Fernando Mac Dowell, faleceu em 2018.