O deputado federal Arthur Lira
O deputado federal Arthur Lira| Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

A cúpula do PSB decidiu vetar o apoio do partido à candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara. Embora uma ala bancada do PSB na Câmara tenha mostrado simpatia por Lira, que tem o respaldo do presidente Jair Bolsonaro, a reunião do Diretório Nacional do PSB, realizada nesta sexta-feira (11) por videoconferência, proibiu o aval ao deputado.

"Recomendamos não apreciar a candidatura de nenhum candidato ligado a Bolsonaro", disse o presidente do partido, Carlos Siqueira. "Não poderia ser diferente. Partido de oposição não pode apoiar candidato do governo. É preciso preservar a independência da Câmara e proteger o Brasil de Bolsonaro", afirmou o líder da bancada, deputado Alessandro Molon (RJ). O PSB tem 31 deputados na Casa.

Nesta semana, uma reunião da bancada mostrou que boa parte declarou apoio a Lira, puxada por Felipe Carreras (PSB-PE) e João Campos, prefeito eleito do Recife. Carreras disse que defendeu a candidatura do líder do Centrão para o partido ter mais espaços na Casa, na estrutura e nas comissões. "Lira tem uma tradição de ser atencioso com os colegas", afirmou.