O presidente do PSDB, Bruno Araújo.
O presidente do PSDB, Bruno Araújo.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O PSDB e MDB estão negociando a formação de uma federação para as eleições deste ano. Os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do PSDB, Bruno Araújo, iniciaram conversas sobre o tema. A possibilidade foi anunciada nesta quarta-feira (2) nas redes sociais pelo presidente do PSDB.

"Iniciamos conversas com o MDB sobre a possibilidade de formamos em Federação uma poderosa força política entre Partidos que tem relevante história na vida pública do País. Nesse momento vou me dedicar a ouvir internamente o conjunto de nossas lideranças. Há um caminho a ser percorrido, mas o momento que passa o País exige de nós essa tentativa", disse Araújo no Twitter.

Já Baleia Rossi disse que ainda precisa ouvir as bancadas e diretórios estaduais. “Tive hoje uma conversa inicial sobre formar uma Federação com o PSDB. Preciso ouvir as bancadas e os diretórios estaduais. No MDB, todas as decisões precisam ser tomadas de forma amplamente democrática”, disse o presidente do MDB.

Tucanos e emedebistas já têm pré-candidatos à Presidência da República. O governador de São Paulo, João Doria, é o representante do PSDB na disputa pelo Planalto e a senadora Simone Tebet, do MDB. A federação permite apenas um candidato a presidente.

Os tucanos também tentam fechar federação com o Cidadania. Na última quinta-feira (27), a Executiva Nacional do PSDB aprovou, por unanimidade, o avanço nas negociações com o Cidadania para a formação de uma federação partidária.