PSDB
Presidenciáveis do PSDB confraternizam com a direção nacional do partido logo após o início das prévias, que acabaram frustrados por falhas no sistema de votação.| Foto: Orlando Brito/Divulgação/PSDB

A Executiva Nacional do PSDB anunciou na noite desta segunda-feira (22), em nota, que as prévias presidenciais do partido serão concluídas até o próximo domingo (28), nem que para isso seja necessário mudar o aplicativo de votação. A legenda afirmou que aguardará uma manifestação da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faugs), que desenvolveu o app, sobre a possibilidade de retomada do processo de votação, até o meio-dia desta terça-feira (23). "Se ela não oferecer garantias concretas de viabilidade e robustez da solução contratada, o PSDB adotará tecnologia privada para concluir o processo de prévias", informou o partido na nota.

A Faugs ainda não apresentou conclusões sobre o que motivou a lentidão que causou a suspensão do processo de votação no último domingo (21). "Reiteramos que todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados", garantiu o PSDB.

Apesar de a nota informar que essa decisão foi tomada em comum acordo com os três pré-candidatos da disputa, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, demonstrou contrariedade com a solução ventilada pela Executiva Nacional. “Não houve esse acordo, até porque não se tem acordo sobre uma ferramenta que não se conhece”, afirmou em coletiva de imprensa.