Lula bancada
Boulos vai participar do grupo de negociações do Psol com o PT para apoiar Lula já no primeiro turno das eleições 2022.| Foto: Ricardo Stuckert/PT

A Executiva Nacional do Psol aprovou nesta sexta-feira (11) a abertura de negociações com o PT para apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República nas eleições deste ano. A articulação não será parte da federação que está sendo negociada entre os petistas, o PSB, o PCdoB e o PV.

A negociação será feita pelo presidente nacional da sigla, Juliano Medeiros; o pré-candidato ao governo de São Paulo, Guilherme Boulos; e pela deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ). As conversas sobre a aliança devem começar no próximo dia 16, com um ato em Brasília que contará com a presença de dirigentes dos partidos, informou o portal g1.

O Psol apresentou algumas condições para fechar o apoio à Lula, com o apoio à revogação das reformas trabalhista e da Previdência, e do teto de gastos; enfrentamento à crise climática; compromisso com uma reforma tributária; garantia de direitos aos povos indígenas, tradicionais e quilombolas; entre outros.

Na reunião desta sexta, o Psol também prorrogou a atuação grupo de trabalho que discute a eventual participação em uma federação por mais 15 dias. Segundo o partido, as negociações com a Rede estão mais avançadas, mas ainda existem impasses.