Graciela Nienov já atuava como presidente interina do PTB desde a prisão de Roberto Jefferson em agosto.
Graciela Nienov já atuava como presidente interina do PTB desde a prisão de Roberto Jefferson em agosto.| Foto: Divulgação/PTB.

O PTB elegeu nesta terça-feira (30) Graciela Nienov a nova presidente da sigla no lugar de Roberto Jefferson, afastado do cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-deputado está preso desde agosto e Nienov ocupava interinamente a presidência do partido. Jefferson apoiou a escolha dela para o cargo em uma carta enviada do presídio Bangu 8, no Rio. Ele será o presidente de honra do PTB, mas só poderá assumir o posto em maio de 2022, pois o afastamento determinado pelo STF é de 180 dias. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

A carta foi lida durante a convenção da legenda. Jefferson disse considerar Nienov "uma leoa em defesa da pátria, de Deus, da família, da vida e da liberdade”. Para ele, a nova presidente está preparada para enfrentar "um grande desafio, sendo mulher, na crepitação de um cenário de graves conflitos políticos e institucionais, que ora enfrentamos no Brasil".

"Vem de família cristã e conservadora, esse é seu berço. Vem das bases do partido, conquistou nas ruas do Rio Grande do Sul, peleando, o respeito de todos nós quando presidiu a Juventude Gaúcha", escreveu o ex-deputado sobre Graciela Nienov.