O indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips foram mortos na Amazônia.
O indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips foram mortos na Amazônia.| Foto: Divulgação/Funai/Reprodução/Twitter

A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (23) o quarto suspeito de envolvimento no assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, no Amazonas. Gabriel Pereira Dantas, de 26 anos, se apresentou à polícia afirmando que participou dos homicídios e deu detalhes do crime. Em depoimento gravado por vídeo, ele afirma que estava com Amarildo, primeiro suspeito detido, e que ajudou a esconder os corpos.

Segundo o Dantas, ele estava guiando o barco que se aproximou da embarcação das vítimas e ouviu os disparos contra Bruno e Dom. "Eu ouvi dois. Atingiu um. Que a 16 (calibre da arma) é cheia de chumbo dentro do cartucho. Um disparo daquele ali eu acho que faz um rombo na pessoa. Aí tirou o cartucho seco, botou outro e atirou. Aí só fiz ajudar. Os dois (as vítimas) caíram dentro da voadeira deles. Aí a gente amarrou na canoa. A gente foi mais pra cima um pouco da margem, num lugar bem isolado. Aí eu só fiz tirar (os dois corpos). Na hora eu fiquei num desespero”, disse Dantas. Como não há mandado de prisão contra ele, o suspeito deve ser encaminhado para a Polícia Federal, que investiga o crime.

Até o momento, três suspeitos estão presos: Amarildo da Costa de Oliveira, o “Pelado”; seu irmão Oseney da Costa de Oliveira, o “Dos Santos”; e Jeferson da Silva Lima, o “Pelado da Dinha”. Os irmãos confessaram o crime.