Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou envio de 600 mil testes de Covid-19 para o Maranhão.
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (7) que a vacinação contra a Covid-19 das comitivas que disputarão a Copa América no Brasil não será obrigatória. Além disso, segundo o coordenador operacional da competição, André Pedrinelli, os jogadores e comissão técnica de todos os países participantes farão dois testes diagnósticos para a Covid-19 a cada 48h. A competição terá início no dia 13 de junho e vai até 10 de julho.

"Não será uma imposição a questão da vacina. Os que estiverem vacinados melhor, mas não se fará um esforço maior para se vacinar estes atletas agora, até porque a vacina poderia causar algum tipo de reação e isso poderia comprometer o ritmo competitivo dos jogadores", disse o ministro da Saúde.

"Acho que (a Copa América) ser aqui no Brasil - sem fazer considerações aos sistemas sanitários dos outros países - oferece garantia aos nossos atletas de que teremos uma segurança sanitária adequada", afirmou. A realização do evento esportivo em território brasileiros acontece após a recusa de Colômbia e Argentina em sediá-lo.