O ministro da Saúde, Marcello Queiroga.
“Está sendo investigado (o ataque), e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido”, afirmou o ministro Marcelo Queiroga.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro Marcelo Queiroga afirmou nesta sexta-feira (10) que o autor do ataque hacker contra os sistemas do ministério da Saúde será “exemplarmente punido” e que o governo está trabalhando para que os serviços voltem a funcionar o mais rápido possível, segundo declarações feitas ao G1. “Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado (o ataque), e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido”, afirmou o ministro.

Segundo o ministério da Saúde, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações sobre o caso. “O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas”, acrescentou o órgão.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a página da pasta já voltou a funcionar, mas ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra Covid-19. Também foi afetado o e-SUS Notifica, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de covid-19. Esse sistema ainda está fora do ar. Outro sistema afetado foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).