Procurador-geral da República, Augusto Aras
Augusto Aras se manifestou pelo arquivamento do inquérito em que se atribuiu ao presidente Bolsonaro o crime de violação de sigilo pela divulgação da investigação da Polícia Federal sobre uma invasão hacker a sistemas internos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).| Foto: Rosinei Coutinho/STF

O senador Randolfe Rodrigues enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (21) um pedido para que o procurador-geral da República, Augusto Aras, seja investigado por prevaricação. “Mesmo com a PF apontando o crime, Aras se manifestou pelo arquivamento de inquérito em que se atribuiu ao Bolsonaro a prática de crime de violação de sigilo. Provas existem! O que não existe, atualmente, é um PGR comprometido com seu dever constitucional de servir ao interesse público, e não ao inquilino de plantão do Planalto”, publicou o parlamentar em suas redes sociais.

Na quinta-feira (17), Aras pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes o arquivamento da investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela divulgação do inquérito da Polícia Federal sobre uma invasão hacker a sistemas internos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aras considerou que o inquérito da PF era tratado como sigiloso pelos delegados da instituição, mas não era protegido por uma decisão judicial que determinasse expressamente o sigilo do documento. Em relatório enviado ao STF em janeiro, a delegada da Polícia Federal Denisse Ribeiro imputou ao presidente Jair Bolsonaro a prática de dois crimes.

Na última semana, senadores da CPI da Covid ameaçam protocolar um pedido de impeachment contra Augusto Aras se ele não encaminhar os pedidos de indiciamento feitos pela comissão.