Deputada Flordelis (PSD-RJ) é suspeita de ser a mandante da morte do marido, pastor Anderson do Carmo.
Deputada Flordelis (PSD-RJ) é suspeita de ser a mandante da morte do marido, pastor Anderson do Carmo.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O deputado Alexandre Leite (DEM-SP), relator doprocesso contra a deputada Flordelis (PSD-RJ), no Conselho de Ética da Câmara, recomendou a cassação do mandato da parlamentar por quebra de decoro parlamentar. Ela é suspeita de ser a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. “As provas coletadas tanto por esse colegiado, quanto no curso do processo criminal, são aptas a demonstrar que a representada tem um modo de vida inclinado para a prática de condutas não condizentes com aquilo que se espera de um representante do povo. Por todo o exposto, voto pela perda do mandato da deputada Flordelis”, afirmou o parlamentar.

Para Leite, a perda do mandato não se reverteria, mesmo que a Justiça conceda à deputada uma eventual absolvição. “A quebra do decoro parlamentar não se dá nos mesmos moldes do crime em espécie. As hipóteses estão previstas na Constituição e no próprio Código de Ética e Decoro Parlamentar”, afirmou. O relatório foi apresentado, mas não foi votado ainda. A tendência é que o parecer seja votado no Conselho de Ética na próxima semana, em razão do feriado de quinta-feira (3). Caso seja aprovado no conselho, a cassação de Flordelis será decidida pelo plenário da Câmara.