Bolsonaro
Senadora Eliziane Gama vai apresentar lista com primeiros convocados na próxima quinta (1/6) e não descarta ouvir o ex-presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI que investiga os responsáveis pelos atos de 8 de janeiro em Brasília, deve apresentar na próxima quinta (1/6) a lista das primeiras pessoas que devem ser convocadas para prestar depoimentos. De acordo com ela, a comissão busca os financiadores, autores intelectuais e incentivadores dos atos nas redes sociais.

Eliziane disse que não descarta ouvir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas a convocação vai depender do andamento dos trabalhos.

“Eu não descarto nem de um lado e nem de outro, que ele não vai ser ou que vai ser. O que vai evidenciar são as oitivas iniciais, os compartilhamentos de dados, são as informações que chegarão à CPMI. A partir destes documentos, destas informações, nós vamos tomar a decisão de quem será convocado. Hoje não tenho elementos suficientes para me subsidiar”, disse em entrevista à rádio CBN nesta sexta (26).

Além da lista de pessoas a serem convocadas, a relatora vai apresentar o plano de trabalho da CPMI com a linha de investigação a ser seguida pela comissão. Ela disse, ainda, que vai “cortar na própria carne” os parlamentares que venham a ser citados nas investigações, em referência a integrantes do Congresso que são alvos de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Um deles, o deputado federal André Fernandes (PL-CE), é alvo de um relatório conclusivo apresentado pela Polícia Federal ao STF na quinta (25), de que ele teria sido um dos incitadores dos atos. O deputado negou a afirmação.