Prefeitura do Rio de Janeiro exigirá comprovante de vacinação para a realização de cirurgias e entrada em estabelecimentos.
Prefeitura do Rio de Janeiro exigirá comprovante de vacinação para a realização de cirurgias e entrada em estabelecimentos.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro publicou nesta sexta-feira (27) dois decretos estabelecendo algumas regras sanitárias de caráter excepcional que passam vigorar na cidade a partir do dia 1º de setembro. Dentre as medidas, está a exigência da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a liberação de entrada em vários estabelecimentos, como academias, estádios, cinemas e pontos turísticos, e também para a realização de cirurgias eletivas em unidades de saúde públicas e privadas do município.

“Fica condicionada a partir de 1º de setembro de 2021, à prévia comprovação, pelos pacientes, de vacinação contra a Covid-19, como medida de interesse sanitário de caráter excepcional, a realização de cirurgias eletivas nos serviços públicos e privados de saúde e nas unidades assistenciais integrantes do Sistema Único de Saúde no Município do Rio de Janeiro”, estabelece o decreto nº 49334.

A  vacinação a ser comprovada corresponderá a 1ª dose, a 2ª dose ou a dose única, de acordo com a idade, seguindo o cronograma da  cidade. No caso dos estabelecimentos, o comprovante de vacinação deverá ser apresentado junto a um documento com foto.