Jair Bolsonaro na cúpula do clima
Jair Bolsonaro ao lado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na Cúpula do Clima.| Foto: Marcos Correa/Presidência da República

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou, em entrevista à rádio Jovem Pan, que os fatos apresentados na notícia-crime elaborada pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva são mentira. "Essas acusações do delegado são uma tentativa ridícula de criar algum fato para me atingir e com isso atingir o presidente da República. Só que como eu não não devo nada e não fiz nada errado, tenho absoluta consciência daquilo que fiz e faço como ministro do Meio Ambiente, posso olhar na cara das pessoas como estou aqui e dizer o que eu quiser. Não devo nada para vagabundo nenhum", disse Salles, nesta sexta-feira (30).

Salles chegou a declarar que atuou para liberar a madeira ilegal apreendida a pedido de três deputados federais e quatro senadores. Durante a Operação Handroanthus, a Polícia Federal apreendeu mais de 226 mil metros cúbicos de madeira, a carga foi avaliada em R$ 129 milhões. Na entrevista desta sexta, Salles justificou a reunião.

"Precisava ser dada resposta e não deixar a carga apreendida por 100, 120, 140 dias para que lá na frente, se eventualmente for ilegal, nem destinação é possível dar. E se ela for legal pior ainda, porque aí terão dado prejuízos às pessoas, desempregado na região eventualmente por uma decisão que tardou", disse.