Lista de comorbidades que habilitam pessoas a tomar a vacina da Covid com prioridade foi atualizada.
Ministério da Saúde anunciou o início da vacinação da população em geral, com idades entre 18 e 59 anos, sem comorbidades.| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (28) o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil da população em geral, com idades entre 18 e 59 anos, sem comorbidades. Segundo a pasta, a imunização deve acontecer em paralelo com a vacinação dos profissionais de educação de todo o País, que terão prioridade. A ordem deve começar pelos trabalhadores de creches e pré-escolas, seguidos pelos profissionais do ensino fundamental, do ensino médio, do ensino profissionalizante e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, por fim, do ensino superior. "A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19 com a necessidade de volta às aulas presenciais", disse o ministério em nota.

Já a vacinação da população em geral seguirá o critério de idade, por ordem decrescente de faixa etária. A logística continuará sendo definida pelos governos locais. Segundo o governo federal, a inclusão de outros públicos ocorre porque Estados e municípios relataram demanda diminuída dos grupos elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). “Essa demanda reduzida pode estar relacionadas às superestimativas do grupo de comorbidades, onde utilizamos dados da Política Nacional de Saúde, mas não faz relação com as comorbidades do PNI, existindo uma margem de erro”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Francieli Fantinato.