Ministério da Saúde confirmou que já está adotando as medidas necessárias para reclassificar o status da Covid-19 no Brasil.
Ministério da Saúde confirmou que já está adotando as medidas necessárias para reclassificar o status da Covid-19 no Brasil.| Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (3) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, avalia a possibilidade de rebaixar o status da pandemia da Covid-19 no Brasil para uma endemia. "Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil", publicou Bolsonaro em suas redes sociais.

Em nota, o Ministério da Saúde confirmou que já está adotando as medidas necessárias para reclassificar o status da Covid-19 no Brasil. “O Ministério da Saúde avalia a medida, em conjunto com outros ministérios e órgãos competentes, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país”, declarou.

O termo endemia é usado nos casos de doenças recorrentes, típicas, que são frequentes em uma determinada região, mas para as quais já há uma resposta efetiva por parte da rede de saúde. Caso ocorra a mudança de status, a Covid-19 deixará de ser uma emergência de saúde. Dessa forma, restrições como o uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência do comprovante de vacinação, podem deixar de ser obrigatórias.