vacina para crianças contra Covid-19
Vacina infantil contra Covid-19 da Pfizer foi liberada pela Anvisa| Foto: Albari Rosa / Foto Digital/Gazeta do Povo

A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, afirmou em nota técnica enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a vacina infantil contra Covid-19 é segura e uma importante ferramenta de proteção, podendo inclusive atenuar interrupções de aulas na pandemia. A informação é da Folha de S. Paulo. Rosana integra a equipe do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que questiona a segurança da vacina, a exemplo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Antes de recomendar a vacinação [contra a] Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada", afirmou a secretária, em nota técnica elaborada para subsidiar posição da Advocacia-Geral da União em ação movida no STF, pelo PT, que cobra um cronograma de vacinação de crianças contra a Covid-19.

No último dia 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para coletar opiniões de pais e médicos sobre a vacinação infantil. A consulta ficará aberta até 5 de janeiro. Em nota, a pasta afirmou à Gazeta do Povo que a recomendação "é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO)" e que, no dia 5 de janeiro, "após ouvir a sociedade", formalizará sua decisão. "Mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro".