Aprovado em votação simbólica, a proposta do senador Alvaro Dias (Podemos-PR) segue agora para análise da Câmara.
Aprovado em votação simbólica, a proposta do senador Alvaro Dias (Podemos-PR) segue agora para análise da Câmara.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado aprovou na noite de quarta-feira (26) o projeto de lei que reconhece oficialmente o Holodomor como genocídio contra o povo ucraniano. Aprovado em votação simbólica, a proposta do senador Alvaro Dias (Podemos-PR) segue agora para análise da Câmara. O projeto também institui o quarto sábado de novembro como Dia de Memória às Vítimas do Holodomor.

A Gazeta do Povo publicou uma lista de 5 textos e 2 podcasts para você entender melhor essa carnificina causada pela truculência do regime de Stalin que causou a morte pela fome de até 12 milhões de pessoas entre os anos de 1932 e 1933.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, usou o momento também para expressar seu repúdio pela invasão da Ucrânia pela Rússia. Para ele, essa é uma situação triste para o mundo inteiro e que deve ser condenada sem omissão nem ambiguidade. “Desde o primeiro momento, condenamos essa invasão, condenamos essa guerra e a repudiamos fortemente, e nos solidarizamos com o povo ucraniano. Nos limites de nossas possibilidades, enquanto Senado Federal e Congresso Nacional, estaremos do lado do povo ucraniano”, afirmou.

Segundo a Agência Senado, ao menos 16 países já reconheceram o Holodomor como um genocídio. Entre as nações que já oficializaram a data estão Estados Unidos, Portugal, México, Canadá e Austrália. O Brasil possui atualmente cerca de 500 mil a 600 mil imigrantes da Ucrânia no país, sendo a maior comunidade ucraniana na América Latina.