O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou o requerimento para criar uma comissão externa destinada a investigar o desaparecimento de Dom Philips e Bruno Pereira.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou o requerimento para criar uma comissão externa destinada a investigar o desaparecimento de Dom Philips e Bruno Pereira.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

O Senado deve criar nesta segunda-feira (13) uma comissão externa para acompanhar as buscas pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista inglês Dom Phillips. Os dois estão desaparecidos desde domingo (5) na região do Vale do Javari, no Amazonas. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou o requerimento para criar a comissão. O texto deve ser votado ainda nesta segunda.

O colegiado será composto por nove senadores: três da Comissão de Constituição e Justiça, três da Comissão de Meio Ambiente e três da Comissão de Direitos Humanos da Casa. "Há uma ofensa ao Estado brasileiro, há uma ofensa às instituições gravíssimas. E nós no Senado Federal não podemos tolerar essas atrocidades", disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na abertura da sessão plenária desta segunda.

Os senadores deverão realizar uma diligência na região por dois meses para apurar "in loco as causas e as providências adotadas diante do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips, servindo como subsídio para eventual pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito".