jair-bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Marcos Correa

O Senado rejeitou nesta terça (15) a indicação do embaixador Fabio Mendes Marzano para ocupar a posição de delegado permanente do Brasil nas Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. Esta é a primeira rejeição de um diplomata pelo plenário no atual governo, algo considerado raro. A reprovação ocorreu por 37 votos contrários a 9 favoráveis depois do nome ser aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Na sabatina, o diplomata se indispôs com a senadora Kátia Abreu (PP-TO).

O embaixador se negou a comentar o Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia depois da parlamentar citar a preservação ambiental e o protecionismo do agronegócio europeu. Ele, porém, recusou-se a comentar, sob o argumento de que o assunto escapava ao foco da delegação em Genebra.

Marzano era o nome para substituir a embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, que deixará o posto na ONU e teve atuação aprovada pelo governo. A última rejeição a um diplomata ocorreu em 2015, também para um organismo internacional. A então presidente Dilma Rousseff (PT) foi derrotada na indicação de Guilherme Patriota para a representar o país na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington.