O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.| Foto: Gustavo Magalhães/MRE

Senadores pediram nesta quarta-feira (24) ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para deixar o Itamaraty. O ministro participou de uma sessão de debates no Senado para prestar informações sobre os esforços da pasta na compra de vacinas contra a Covid-19. Segundo o G1, Araújo foi criticado pelos senadores durante a sessão e respondeu que dorme "com a consciência tranquila" e que "é preciso reconhecer as qualidades" do governo. Pelo menos seis senadores pediram ao chanceler para deixar o ministério.

"Nunca vi uma apresentação tão confusa. Não soube elaborar frase com sujeito verbo e predicado. O senhor realmente cursou o Rio Branco?", questionou Fabiano Contarato (Rede-ES), autor do pedido para a sessão de debates com Araújo.

"Peça para mudar. Vá para um ministério ideológico. Não fique no Ministério das Relações Exteriores. O senhor é unanimidade no Senado de rejeição e incompetência", disse Simone Tebet (MDB-MS). Nesta quarta-feira, Araújo também prestou esclarecimentos na Câmara dos Deputados.