Operação da Polícia Civil na comunidade do Jacarezinho, no Rio, nesta quinta-feira (6), terminou com 25 mortos.
Operação da Polícia Civil na comunidade do Jacarezinho, no Rio, nesta quinta-feira (6).| Foto: Reginaldo Pimenta/Estadão Conteúdo

Subiu para 29 o número de mortos na ação da Polícia Civil na favela do Jacarezinho, a mais violenta na história do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (6). São de 28 moradores da comunidade mortos e um policial. Fora o inspetor André Leonardo de Mello Frias, que levou um tiro de fuzil logo que as equipes chegaram à favela, a Polícia Civil ainda não divulgou o nome de nenhum dos outros mortos. A corporação afirma que todos tinham envolvimento com o crime.

A ação tinha como alvo 21 traficantes. Até agora, apenas três mortos foram identificados como procurados pela polícia, com mandados de prisão expedidos pela Justiça. Outros três suspeitos de tráfico foram presos. Foram apreendidos na operação 16 pistolas, uma submetralhadora, duas espingardas e seis granadas.

A Polícia Civil nega irregularidades na ação, afirmando que os agentes agiram em legítima defesa. Porém, o Ministério Público do Rio vai abrir apuração independente sobre a operação policial. Entidade de direitos humanos e a Defensoria Pública também prestam assistência às famílias dos mortos na ação da Polícia Civil no Jacarezinho.