Processo do Instituto Lula
Defesa busca suspender o processo do Instituto Lula em julgamento da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).| Foto: Marcello Casal Jr/ABR

No próximo dia 16 de agosto, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa o julgamento de um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que busca suspender o processo do Instituto Lula, em que é acusado de receber dois imóveis como propina: um apartamento e um terreno para a construção da nova sede do instituto.

O julgamento será feito no plenário virtual da segunda turma, o que geralmente faz com que cada sessão termine em cinco dias. Nesse caso, a discussão deve encerrar dia 22 de agosto.

Juiz da Lava Jato em Curitiba, Luiz Antonio Bonat pode dar a sentença do caso em primeira instância a qualquer momento, uma vez que já houve a entrega das alegações finais. Nesta quarta-feira (3), ele negou à defesa "acesso amplo" ao acordo de leniência da Odebrecht com o Ministério Público Federal (o que também envolve o processo do Instituto) e, em junho, determinou o sequestro de R$ 77,9 milhões do ex-presidente.