STJ anula condenação do petista Delúbio Soares por lavagem de dinheiro
Ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares havia sido condenado na operação Lava Jato. Caso será reiniciado na Justiça Eleitoral| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ribeiro Dantas anulou, nesta sexta-feira (3), a condenação por lavagem de dinheiro do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), Delúbio Soares, e enviou o caso para ser reiniciado na Justiça Eleitoral.

O petista havia sido preso no âmbito da Operação Lava Jato sob a acusação de ter orientado o empresário Natalino Bertin a lavar R$ 12 milhões obtidos pelo pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do presidente Lula (PT), junto ao banco Schahin em 2004. De acordo com a denúncia, o dinheiro foi usado para financiar campanhas eleitorais de políticos do PT e do PDT.

O ministro do STJ argumentou, em sua decisão, que a 13ª Vara Federal de Curitiba, da qual o ex-juiz Sergio Moro era juiz, era incompetente para julgar o caso. Em 2021, a defesa de Delúbio Soares já havia conseguido a anulação de outra ação penal relativa à Lava Jato na qual Delúbio havia sido condenado.