Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Chuvas

Tragédia no litoral de SP deixa ao menos 36 mortos e mais de 1,7 mil pessoas fora de casa

Deslizamento em São Sebastião, onde 35 pessoas morreram (Foto: Daniela Andrade/PMSS)

Ouça este conteúdo

Pelo menos 36 pessoas morreram e 560 tiveram de deixar suas casas por causa das chuvas no litoral norte de São Paulo, que provocaram deslizamentos, inundações e desabamentos na região neste domingo (19). Em São Sebastião, foram 35 vítimas fatais, sendo quatro crianças, e em Ubatuba, uma pessoa não resistiu.

Segundo o governo estadual, 970 pessoas ficaram desalojadas e 747 estão desabrigadas, somando 1.717 fora de casa. O governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública nas duas cidades e nas vizinhas Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, também atingidas. O governo federal decretou estado de calamidade em todas elas, o que agiliza a transferência de recursos para reparação de danos.

Várias vias de acesso ficaram total ou parcialmente interditadas. Um trecho da rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) foi totalmente interrompido após o rompimento de uma tubulação. Doze pontos da Doutor Manoel Hyppólito Rego (SP-055) foram interditados devido a queda de barreiras e árvores e alagamentos. O mesmo ocorreu 17 pontos da Rio-Santos (BR-101), com 9 interdições totais e 8 parciais.

Serviços de água, luz e telefonia estão comprometidos em razão da queda de postes e o carreamento de sedimentos para as estações de tratamento de água.

Nesta segunda (20), equipes de resgate continuam buscando sobreviventes soterrados ou isolados. Ao menos 40 pessoas estavam desaparecidas, sendo 36 na Barra do Sahy e outras quatro em Juquehy.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.