O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente Jair Bolsonaro
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente Jair Bolsonaro| Foto: Marcos Correa/Presidência da República

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quinta-feira (1º) que as trocas promovidas por Jair Bolsonaro em seis ministérios na última segunda (29) está dentro da prerrogativa do presidente da República. "A troca de ministros é normal. É um processo que está dentro do critério de escolha do presidente", afirmou, em entrevista à Folha.

Foram confirmadas as trocas dos ministros da Defesa, Fernando Azevedo; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e da Advocacia-Geral da União, José Levi. No lugar deles, o presidente confirmou Walter Braga Netto, Carlos Alberto França e André Mendonça, respectivamente. Para os ministérios da Justiça e Segurança Pública, Casa Civil e Secretaria de Governo, Bolsonaro anunciou, nesta ordem, os nomes de Anderson Torres, Luiz Alberto Ramos e da deputada Flávia Arruda (PL-DF).

Na terça, os comandantes das Forças Armadas também deixaram os cargos. Para o Exército, foi indicado o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; para a Marinha, o almirante de esquadra Almir Garnier Santos; e para a Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior. Veja o perfil de cada um.