Carla Zambelli
TSE multa Carla Zambelli em R$ 30 mil por publicação sobre urnas eletrônicas| Foto: André Borges/EFE

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, nesta quinta (25), aplicar uma multa de R$ 30 mil contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por publicar um vídeo nas redes sociais sobre uma suposta manipulação de urnas eletrônicas em um sindicato.

Os magistrados afirmam que o vídeo produzido e veiculado pela deputada em setembro de 2022 no YouTube, Twitter e Kwai transmitiu “desinformação, induzindo o eleitor a crer que teria ocorrido fraude no processo eleitoral” no procedimento de carga e lacração das urnas no espaço físico do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção de Itapeva (Sinticom). A deputada teria relacionado a suposta manipulação ao então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ministro Benedito Gonçalves, relator da ação no TSE, afirmou que houve má-fé da parlamentar, que produziu e divulgou o vídeo mesmo após nota do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) esclarecer que, desde 2014, o Cartório Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral de Itapeva realiza a carga e a lacração de urnas eletrônicas no sindicato por falta de espaço no cartório. O TRE informou, ainda, que o sindicato fica ao lado do cartório eleitoral e que todos os contratos do Regional estão disponíveis para consulta pública.

Carla Zambelli não se pronunciou sobre a decisão do TSE.