Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Restauração após incêndio

Unesco anuncia projeto arquitetônico para reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro

Unesco anuncia projeto arquitetônico para reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro
Museu Nacional do Rio de Janeiro, atingido por um incêndio de grandes proporções em 2 de setembro de 2018 (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A Unesco anunciou neste sábado (20) que a elaboração do projeto de arquitetura e restauro do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que foi atingido por um incêndio de grandes proporções em setembro de 2018, ficará a cargo do consórcio H+F Arquitetos e Atelier de Arquitetura e Desenho Urbano, vencedor de licitação realizada pelo Projeto Museu Nacional Vive. O projeto engloba estudos arquitetônicos, de legislação, fluxos de circulação, sustentabilidade, acessibilidade, segurança e conforto ambiental para a reconstrução do museu.

O investimento do Projeto Museu Nacional Vive nesta fase será de R$ 2,6 milhões. O prazo de execução das atividades contratadas é de 18 meses.

"O projeto de arquitetura do seu interior encontra-se em formação, que será feito em conjunto com diversos parceiros, incluindo o Iphan, levando-se em conta o que queremos ser: um museu de História Natural e Antropologia inovador, sustentável e acessível que promova a valorização do patrimônio científico e cultural e que, pelo olhar da ciência, convide à reflexão sobre o mundo que nos cerca e, ao mesmo tempo, nos leve a sonhar”, disse o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner.

Segundo a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, para 2021 está prevista a inauguração do campus de Pesquisa e Ensino do Museu Nacional, e em 2022 deve ser inaugurado o Bloco 1, com a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.