Viagem Lula China
Viagem de Lula à China terá encontros com autoridades chinesas e visita ao Banco dos Brics na tentativa de emplacar Dilma Rousseff.| Foto: Joedson Alves/EFE

O Ministério das Relações Exteriores confirmou, na manhã desta sexta (17), parte da agenda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai cumprir na viagem à China, no final do mês. A comitiva brasileira embarca no dia 26 e retorna no 31, e será formada ainda por parlamentares, governadores, ministros e empresários.

Segundo o Itamaraty, estão previstas reuniões em Pequim com o presidente chinês Xi Jinping, com o primeiro-ministro Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. Entre os temas dos encontros bilaterais estão acordos comerciais, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudança climática e paz e segurança mundial.

Já em Xangai, Lula visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), chamado também de “Banco dos Brics”, onde deve tentar convencer os membros do conselho a aprovarem a indicação de Dilma Rousseff (PT) à presidência da instituição. O banco anunciou, na última semana, o início do processo de transição para a saída do atual presidente, Marcos Troyjo.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009, e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro, com US$ 105,5 bilhões apenas no ano passado. O montante foi um dos responsáveis pelo superávit da balança comercial brasileira no ano passado, segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).