TCU - voto impresso
Técnicos do TCU concluem que voto em urna eletrônica é seguro e auditável. Relatório surge em momento de discussão do voto impresso auditável| Foto: Divulgação

Um relatório técnico do Tribunal de Contas da União (TCU) conclui que o voto eletrônico é seguro e auditável em "todo o processo de votação", segundo documento obtido pelo site Congresso em Foco. A Câmara vota nesta terça-feira (10) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que propõe o voto impresso auditável.

O relatório atesta a existência de "mecanismos de auditagem em todo o processo de votação". "Desde a etapa do desenvolvimento dos sistemas, passando pela realização de testes públicos de segurança, teste de integridade (votação paralela), até a totalização e a divulgação do resultado", aponta um trecho.

O relatório aponta, ainda, que o objetivo da PEC 135/19 "já é perfeitamente possível e viável do ponto de vista tecnológico". Os técnicos do TCU afirmam que não há nenhuma restrição quanto à fabricação dos equipamentos necessários à implementação do voto impresso, mas advertem que "ainda não existe nenhum equipamento no mercado que atenda às necessidades de impressão capaz de realizar as tarefas definidas na PEC".

O relatório produzido vai embasar o voto do ministro Bruno Dantas, relator de um processo do TCU que avalia a confiabilidade do voto em urnas eletrônicas no país. A matéria está na pauta do plenário da Corte desta quarta-feira (11).