Barroso
Ministro do STF Luís Roberto Barroso| Foto: Divulgação/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou que, se o voto impresso for aprovado no Congresso, pode criar o "caos" para o sistema eleitoral brasileiro e gerar um "desejo de judicialização" das eleições. A declaração ocorreu em entrevista à GloboNews. O ministro do TSE defendeu o atual sistema de votação utilizado no Brasil: "O nosso sistema de voto em urna eletrônica é totalmente confiável."

Sobre a judicialização das eleições, Barroso disse que o voto impresso abriria margem para grande quantidade de pedidos de recontagem de votos. "Eu acho, sim, que o voto impresso, cédula, impresso pela urna, vai criar desejo imenso de judicialização do resultado das eleições", disse o ministro.

"O voto impresso vai permitir que cada candidato que queira questionar o resultado peça a conferência dos votos. Vai contratar os melhores advogados eleitorais do país para buscar uma nulidade, alguma inconsistência e vai questionar oficialmente o resultado das eleições. E aí nós vamos ter mais um nível de judicialização no país, que vai ser o resultado das eleições, vai ser produto de uma decisão judicial."

Uma comissão foi instalada na Câmara dos Deputados para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC) que obriga o voto impresso no Brasil.