Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Questão indígena

Cacique diz que governo Lula é uma ameaça a indígenas e alerta: “Parem de mandar dinheiro para ONGs”

Cacique indígena, Raimundo Guajajara (foto) apela: "Parem de mandar dinheiro para Ongs".
Cacique indígena, Raimundo Guajajara (foto) apela: "Parem de mandar dinheiro para Ongs". (Foto: Reprodução/ Iniciativa Dex)

Ouça este conteúdo

Um alerta sobre a miséria da população indígena no Norte do Brasil veio junto de um pedido de socorro feito pelo cacique indígena Raimundo Guajajara, do Maranhão. Para o indígena, as Organizações Não-Governamentais (ONGs) têm prometido uma série de melhorias para as populações indígenas, mas as ações não têm sido efetivas. “Parem de mandar dinheiro para as ONGs”, afirmou o indígena em debate promovido pelo think tank Iniciativa Dex na noite de quinta-feira (28).

“Eu faço um apelo, um pedido de socorro. Nós estamos sendo massacrados, escravizados, humilhados. Não são só os yanomamis, é a população indígena do Brasil que está nessa situação, nesse sofrimento”, disse o indígena ao citar a situação de indígenas que vivem na região Norte. 

Sem citar instituições específicas, Guajajara afirmou que ONGs, financiadas por doações em sua maioria estrangeiras, têm gerado sofrimento nas aldeias. “Essas ONGs que vêm fazendo viagens mundo afora, dizendo que vão trazer benefícios para os indígenas do Brasil, na verdade só estão se beneficiando. É para criar mordomia para eles, enquanto as nossas populações estão vivendo em miséria”, disse o indígena.

Guajajara ainda relatou que as ONGs geram conflitos dentro das aldeias. “Eles colocam cacique contra cacique”, disse. O indígena ainda afirmou que suas falas nas redes sociais têm sido ruins para as ONGs, já que ele estaria desmascarando organizações que se dizem indígenas. “As nossas aldeias são a prova do descaso e do sofrimento que nós passamos no dia a dia. Eles [ONGs] falam tanto em problemas climáticos, mas não estão preocupados com isso. Só estão preocupados em se beneficiar”.

O cacique Guajajara ainda criticou a nomeação de indígenas no governo Lula. “Ele [Lula] nomeou duas indígenas nos ministérios só para maquiar, não foi para nos ajudar”, disse o cacique se referindo à indígena Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas e à indígena Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Guajajara também disse que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma ameaça para os povos indígenas. “Nós temos terras que são demarcadas em nosso nome, mas não podemos nem cultivar, nem produzir. Como que a gente vai viver?”, questionou o indígena.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.