Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2026

Candidato da oposição tem mais chances de vencer Lula em 2026, diz Quaest com deputados

Lula
Pesquisa Quaest realizada com deputados aponta que 50% veem a tentativa de reeleição de Lula ameaçada pela oposição. (Foto: reprodução/Youtube Canal Gov)

Ouça este conteúdo

Metade dos parlamentares considera que um candidato da oposição tem mais chances de vencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026, de acordo com uma pesquisa da Quaest com deputados federais divulgada nesta quarta (2).

O levantamento aponta que 50% dos parlamentares ouvidos acreditam que Lula não conseguirá se reeleger no ano que vem, enquanto que 35% o consideram como favorito. Já 15% não souberam responder.

Segundo a Quaest, o percentual de deputados que acredita em uma vitória da oposição aumentou desde a última pesquisa com este recorte, realizada em maio do ano passado. Por outro lado, a vitória de Lula teve uma redução:

  • Candidato da oposição: 50%, ante 46% na pesquisa anterior;
  • Lula ou candidato do governo: 35%, ante 43%;
  • Não sabem/não responderam: 15%, ante 11%.

VEJA TAMBÉM:

A Quaest ouviu 203 deputados (de 513 que compõem a Câmara) entre os dias 7 de maio e 30 de junho de 2025. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Apesar de Lula não aparecer como favorito na avaliação da maioria, 68% dos deputados acreditam que o presidente será candidato à reeleição. Apenas 21% avaliam que ele não disputará um novo mandato, enquanto 11% não têm opinião formada.

Lula vem dando sinais de que pretende concorrer à reeleição, embora ainda não tenha cravado publicamente essa intenção. No entanto, informações de bastidores apontam que ele já teria confidenciado a aliados que vai disputar um quarto mandato, inclusive com recados a partidos que formam a base governista.

VEJA TAMBÉM:

Oposição favorável a Tarcísio

Por outro lado, entre os possíveis nomes da oposição para 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), é visto como o principal adversário de Lula. Ele foi citado espontaneamente por 49% dos deputados.

No entanto, Tarcísio tem negado que vá disputar a presidência no ano que vem e reafirma constantemente que pretende tentar a reeleição ao governo paulista.

Na sequência aparece o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mencionado por 13%, embora siga inelegível por decisão da Justiça. Mesmo fora da disputa, Bolsonaro segue influente: 23% dos deputados acreditam que ele deveria manter a candidatura à presidência em 2026. No entanto, a maioria — 51% — considera que o ex-presidente deveria abrir mão da disputa e apoiar outro nome da oposição.

Outros nomes lembrados pelos deputados foram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 6% das opiniões; o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com 5%; o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD-PR), com 4%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), com 3%, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 1%.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.