Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Legislativo

Carla Zambelli pode ser presa “a qualquer momento”, diz embaixador brasileiro na Itália

Carla Zambelli
Embaixador brasileiro na Itália, Renato Mosca, diz que prisão de Carla Zambelli pode ocorrer até sábado. (Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O embaixador brasileiro na Itália, Renato Mosca, afirmou que a deputada federal afastada Carla Zambelli (PL-SP) pode ser presa a “qualquer momento” e que a Polícia Federal já sabe a localização dela. A parlamentar chegou ao país europeu na semana passada após anunciar que deixou o Brasil para fazer um tratamento médico no exterior.

No entanto, para a Justiça brasileira, ela fugiu para não cumprir a condenação de 10 anos e 8 meses de prisão por suposta invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a execução da prisão e a perda de mandato da parlamentar.

“Evidente que há uma mobilização para deter deputada porque ela está na lista de difusão vermelha da Interpol. As autoridades judiciais italianas acataram o pedido e, hoje, ela poderá ser presa a qualquer momento”, disse Mosca em entrevista à GloboNews nesta quinta (12).

VEJA TAMBÉM:

De acordo com ele, a expectativa é de que Carla Zambelli seja presa até sábado (14), mas através de um mandado provisório de prisão “para fins extradicionais”. Mosca afirma que não há uma operação montada e que as leis italianas impedem que ela seja detida “dentro do que é considerado um domicílio”, como uma casa ou hotel.

Por outro lado, a vice-ministra do Interior da Itália, Wanda Ferro, disse que o governo italiano não sabe onde a deputada está abrigada no país. Ela respondeu a um questionamento do parlamentar de esquerda Angelo Bonelli.

“As investigações estão em andamento, mas até agora não foi possível localizar a sra. Zambelli. As apurações prosseguem em colaboração com as autoridades brasileiras, e os dados já foram compartilhados com a Procuradoria de Roma”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

Carla Zambelli chegou a Roma na manhã do dia 5 de junho em um voo procedente de Miami, nos Estados Unidos, segundo Ferro informou ao parlamento italiano. Naquele momento, a deputada ainda não constava nos bancos de dados da polícia e, por isso, não foi detida.

“A Itália não pode se tornar o paraíso dos golpistas e criminosos internacionais. O mundo sabe, o governo brasileiro sabe, que o governo italiano permitiu a entrada de Zambelli sem qualquer monitoramento. E agora fingem que não sabem onde ela está? É inaceitável”, emendou Bonelli em entrevista ao UOL.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.