i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Crise diplomática

Após Brasil reduzir o tom, China e Índia sinalizam liberação de insumos das vacinas

  • 20/01/2021 14:30
Vacinas
Brasil precisa de insumos da China e doses da Índia para ampliar a vacinação.| Foto: Pixabay

Após a diplomacia brasileira reduzir os ataques contra a China e ter iniciado um processo de maior aproximação com a Índia, o Brasil tende a receber, a partir da próxima semana, os principais insumos para a produção das duas vacinas contra a Covid-19 liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a Coronavac e a AstraZeneca/Oxford. A ofensiva da diplomacia contou ainda com a ajuda de empresários brasileiros que têm contatos no exterior.

Ao longo da terça-feira (19) e início da quarta-feira (20), autoridades brasileiras e empresários intensificaram os contatos com representantes da Índia e da China para conseguir destravar os embaraços burocráticos, políticos e diplomáticos que atrasaram a entrega de insumos e de lotes de vacinas para o país. Após diversas tratativas, o governo brasileiro afirmou ter conseguido a liberação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford. Segundo o governo, os imunizantes devem deixar Mumbai, na Índia, na próxima sexta-feira (220.

Já o governo chinês informou nesta quarta-feira, por meio do seu embaixador no Brasil, Yang Wanming, que não existem empecilhos políticos para a liberação dos insumos para a fabricação do Coronavac no Brasil. Em reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a embaixada chinesa declarou que o país vai acelerar o trâmite para as importações de matérias-primas para a Coronavac.

“Ele [Wanming] abriu a conversa já tratando que de forma nenhuma haveria obstáculos políticos para exportação dos insumos da China. Falou da importância da relação do Brasil com a China, do governo de São Paulo”, disse o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em entrevista a GloboNews. “O embaixador me disse que não havia obstáculo político; havia problema técnico.”

Insumos das vacinas Coronavac ainda sem data para chegar

Nem Maia nem o governo brasileiro, contudo, arriscam dizer quando os novos insumos chineses chegam ao Brasil. Mas a expectativa é que pelo menos 11 mil litros de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) da Coronavac deixem a China ao longo da próxima semana.

Fontes que acompanham diretamente as tratativas do governo brasileiro com China e Índia creditam o imbróglio diplomático aos diversos ataques desferidos pelo chanceler Ernesto Araújo e pelo filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), ao Poder Executivo chinês.

Em diversas oportunidades, Eduardo alegou que o coronavírus foi criado de propósito pela China como uma tentativa de reequilibrar a geopolítica internacional. Além disso, outro ponto de dissonância entre a União e a China foi as ameças de boicote brasileiro à participação da empresa chinesa Huawei no leilão para implantação da tecnologia 5G de telefonia no Brasil.

53 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 53 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Spartacus

    ± 0 minutos

    Para de vender carne e soja para a China e eles se ajustam logo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      CLAUDIA FREIRE

      ± 24 horas

      A matéria deveria ser aprofundada: que insumo é esse de que precisamos? De onde vem (na natureza)? Pq só a China o produz? Pq outros países com a vacina não dependem disso? Pq eles conseguiram insumos e nós não, considerando que outros tb foram bem críticos da China? O que faz a oms nesse caso? Ela pode intervir? Etc

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Luciano

        21/01/2021 1:39:53

        Lula, Dilma e Bozo. Só falta o Ciro Gomes pra completar a zona.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Edney

          21/01/2021 1:17:17

          Maia Botafogo foi atrás de mais um circo mas quebrou a cara porquanto o acerto da vacina se relaciona com a flexibilização do Gov brasileiro ao 5G chinês... "Nenhum problema politico mas apenas técnico"...Tudo o que Nhonhô e Calça Apertada não queriam ouvi.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • V

            Vanderlei

            20/01/2021 23:49:12

            É a chantagem mais sórdida que existe!! Criam a peste, criam a vacina e depois barganham os insumos da vacina mediante a possibilidade de implantar seu 5G pelo mundo!! E tem ratos brasileiros que ainda vão implorar para o embaixador chinês!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • A

              ANTONIO

              21/01/2021 0:55:01

              Toma cloroquina. Ou usa como supositório.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • C

            Celso Arruda Salomé

            20/01/2021 23:39:53

            Botafogo Maia, calça apertada e embaixador chinês , **** .

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              MARIZA DIOGO COUTINHO

              20/01/2021 23:18:41

              Artigo incompatível com a esperada seriedade da Gazeta. A reuniao do Botafogo Maia ( com m. do que todos sabem o que) em nada muda o cenario. Esse verme e outros do naipe do sr. Doria jogam o tempo todo para si proprios e querem ver o circo pegar fogo. Esses vermes nao são dignos nem do ar que respiram. Lamentavel artigo Gazeta! Pode ser copiado pela Folha e divulgado pela Globolixo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • G

                Galileu Pizarro Marin Filho

                20/01/2021 23:13:06

                Para completar: como fica a credibilidade do jornalista agora que o próprio 'primeiro ministro' Maia foi conversar de joelhos com o embaixador chinês e este informou que são entraves burocráticos?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • G

                  Galileu Pizarro Marin Filho

                  20/01/2021 23:07:29

                  Essa matéria poderia estar no Estadão. Isso não é o elogio que seria uns anos atrás. Como o jornalista parte de um pressuposto para trazer informação? O que ele sabe - e não escreve nem descreve - sobre 'o governo baixar o tom'? Isso parece um chute ideológico com o que esse jornalista pensa que vai agradar o 'mainstream'. Quer ficar bonito na foto.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Cláudia Cristina Vorpagel Steyer

                    20/01/2021 22:24:33

                    Reduzir o tom? Pois não deveriam, se é que fizeram. O embaixador da China no Brasil tem desrespeitado nossa soberania e devia ter sido despachado de volta, isso sim.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Luciano Zakir Jorge

                      20/01/2021 21:42:16

                      Pena que planejamento estratégico não é o forte aqui no quintal,mas essa emergência sanitária deveria servir de exemplo para o Brasil investir em setores estratégicos como esse de produção de vacinas e biossegurança

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luisa

                        20/01/2021 21:38:24

                        Fontes me asseguram que esse "jornalista" é pi K reta.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • D

                          Doc

                          20/01/2021 22:12:32

                          Você precisa de fontes para essa conclusão? Embora a área de estratégia do Bolsonaro em relação as vacinas deveria ser toda demitida . Tem muita traira no local.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Maria

                        20/01/2021 21:25:46

                        Imprensa que não perde uma única chance pra desinformar!!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Paulo Contin

                          20/01/2021 21:24:36

                          O produtor de soja brasileiro pode responder da mesma forma, atrasando a venda do produto e aí vamos ver quem tem resiste mais (fome x vachina).

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • L

                            Luciano Zakir Jorge

                            20/01/2021 21:40:27

                            Penso que os produtores de soja não estão dispostos a correr esse risco

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Miguel Bersano

                          20/01/2021 21:14:03

                          Pois é... Infelizmente, não só o Brasil, mas muitos outros países dependem de insumos estratégicos da China, e eles usam isto para prejudicar o nosso governo, que endurece com eles. Até aí, faz parte, estão defendendo os interesses deles, cada país defende os seus. Temos que nos adaptar.. Mas o que é triste, é ver o embaixador chinês no Brasil se comportar como proconsul romano em território conquistado, e ter o apoio incondicional de políticos importantes e de muitos comentaristas e leitores daqui da Gazeta...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                            20/01/2021 21:02:30

                            A reportagem é fraca e rasa. Alguns telefonemas depois e o jornalista saberia de quem importa da China, seja o que for e o ramo de atuação, que descumprimento de prazos pelos exportadores chineses é praticamente uma regra. Não fosse isso, a China depende de exportação e não deixaria de comerciar com o potencial comprador de mais de 400 milhões de doses da vacina.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luciano

                              20/01/2021 21:00:00

                              Cadê o presidente machão? Vai resolver na bala?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • A

                                ANTONIO

                                21/01/2021 0:58:08

                                Tá com o rabinho entre as pernas. É um co var de patético.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marcus Pinheiro Machado

                              20/01/2021 20:50:17

                              caim caim caim! rabo no meio das pernas

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Ronald Wigg

                                20/01/2021 20:49:02

                                Brasil jamais subiu o tom com a China ou India, não entendi. Nem tão pouco Maia ou sei lá quem liberou qualquer coisa. Já ia ser liberado.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • C

                                  Cassiano

                                  20/01/2021 20:50:45

                                  Leia o jornal Brasil sem Medo, lá há uma matéria honesta sobre o tema.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • M

                                MARTINI

                                20/01/2021 20:36:26

                                Fluxo bilateral entre Brasil e Índia atingiu US$ 7 BILHÕES com exportações brasileiras de US$ 2,7 BILHÕES e importações provindas da Índia de US$4,2 BILHÕES. Viagem de Bolsonaro à Índia em janeiro/20 continuou as tradicionais boas relações entre os 2 países, com nosso óbvio interesse comercial de reduzir dependência da China, ampliando comércio bilateral com a Índia. Com a China, sendo Maia o maior adversário do Governo Federal, merece credibilidade quando nega motivo político nas relações comerciais, após se reunir com o embaixador Chinês. Portanto avalio o artigo de imaginação fértil ou infeliz, devido FONTES OCULTAS nada confiáveis que levam ao descrédito jornalistas.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • M

                                  Maria da Graça Vargas aguiar

                                  20/01/2021 23:09:26

                                  Com certeza não temos nenhum engancho com a Índia, então ?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Cidadão Brasileiro

                                20/01/2021 20:30:54

                                Depois dessa invertida com a coronavac, a utilidade do Nióbio para Bolsonaro está cada vez mais clara... produzir uma liga de aço com resistência suficiente para colocar naquele lugar e suportar a carcada do Xi.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Alexandre Paranaense

                                  20/01/2021 20:08:03

                                  Onde que o Bolsonaro foi encontrar este Ministro de não Relações exteriores?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • A

                                    ANTONIO

                                    21/01/2021 0:59:45

                                    Numa sauna gay.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  chico

                                  20/01/2021 20:04:59

                                  Não entendi.Qual ataque pres e filhos desferiram contra a India?Noticia mal escrita

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Adriano

                                    20/01/2021 20:04:48

                                    No começo só quem produzia máscaras era a China, depois aparelhos respiradores e agora insumos para vacinas. Tudo pura coincidência.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • G

                                      Guilherme

                                      ± 19 horas

                                      A verdade é que o mundo inteiro turbinou essa ditadura por décadas, agora dependemos dela pra tudo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • I

                                    IvoHM

                                    20/01/2021 19:54:52

                                    O jeito é nos prepararmos para o reconhecimento facial 5G da Huawei.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • G

                                      Guilherme

                                      20/01/2021 19:52:17

                                      Pelo título, parece que a matéria foi feita pelo Uol. Se nem o embaixador chinês e nem o Rodrigo Maia (após a reunião) creditaram o atraso a um problema político, vem o jornalista “isento” insinuar que o problema era/é político, e que a culpa é do governo brasileiro, que teve que “maneirar o tom” pra falar com a China. Demais né, notícia ou coluna de opinião?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • G

                                        Gustavo

                                        20/01/2021 19:47:45

                                        Imagina um ladrão que te rouba e depois vende kit de alarme para você pôr na sua residência. Pois bem, esse é o modus operandi chinês. Todos aqui, mais um fanfarrão agora na presidência dos EUA, pedindo bênção para China. Esse Gigante não é autossuficiente; ninguém o é! Não sei qual o "medinho" dessa turma! Não achem estranho quando o nosso hino nacional, daqui uns anos, passar a ser cantando em mandarim!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          Júnior

                                          20/01/2021 19:30:48

                                          Apesar de ter votado no Bolsonaro não assino tudo que faz. Aliás, tem cansado a narrativa. O Governo deveria ter sido alertado de todas estas situações/riscos e ter feito planos para correção de cada situação. No entanto, apesar deste governo ter diversos militares nas gestões estratégicas percebe-se uma falta de experiência fora meio militar, onde existe o debate, questionamentos e não a imposição de uma ideia/decisão, como é feita pela hierarquia militar.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Luiz Augusto

                                            20/01/2021 19:25:48

                                            Ai que preguiça

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luiz

                                              20/01/2021 19:23:27

                                              Baixar o tom? Mais uma matéria para encaixar na narrativa de que o empecilho era o governo. Chega dessa palhaçada pessoal. Globo solta a isca e asseclas reverberam.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • R

                                                Rubens Godwin Correia

                                                ± 24 horas

                                                Se você cancelar, agradecemos.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Cassiano

                                                20/01/2021 20:47:48

                                                Gazeta decepcionando ultimamente, já estou pensando em cancelar minha assinatura de novo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luiz

                                              20/01/2021 19:19:24

                                              Esse comentário foi removido pelo usuário

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • W

                                                Walter

                                                20/01/2021 19:12:43

                                                O china disse que o problema não é político e sim técnico. Fontes (sic) dizem o contrário. Quem está com a verdade? O fato é que o Brasil precisa resgatar sua soberania, valendo-se do conhecimento que tem e abrindo caminho para mais tecnologia nacional. Só falta vontade política, que nunca houve...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • W

                                                  Walter

                                                  20/01/2021 19:12:43

                                                  O china disse que o problema não é político e sim técnico. Fontes (sic) dizem o contrário. Quem está com a verdade? O fato é que o Brasil precisa resgatar sua soberania, valendo-se do conhecimento que tem e abrindo caminho para mais tecnologia nacional. Só falta vontade política, que nunca houve...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • W

                                                    Walter

                                                    20/01/2021 19:12:43

                                                    O china disse que o problema não é político e sim técnico. Fontes (sic) dizem o contrário. Quem está com a verdade? O fato é que o Brasil precisa resgatar sua soberania, valendo-se do conhecimento que tem e abrindo caminho para mais tecnologia nacional. Só falta vontade política, que nunca houve...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      Freitas

                                                      20/01/2021 18:41:49

                                                      Nunca vocifere contra alguém que pode salvar a sua vida. Aguarde o momento certo.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • G

                                                        Gilberto Nascimento

                                                        20/01/2021 18:31:33

                                                        Issaê, Bozo. Baixa a bola. Você e teus muleque.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Marcos Ctba

                                                          20/01/2021 18:29:01

                                                          Fica a lição começar a ter mais iniciativas para não depender de outros economias, por minimo que seja pesquisas e tecnologias precisam ser desenvolvidas no Brasil.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • V

                                                            Vicente Mendes Pereira

                                                            20/01/2021 18:28:18

                                                            É uma pena ver que somos governados por quem só quer fazer bonito na foto pros seus seguidores mas não pensam em toda a população morrendo de maneira agora evitável...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • F

                                                              Fernando Cavalcante

                                                              20/01/2021 18:29:38

                                                              Que "tom", colunistinha ? Você também só vai escrever o que a China permitir?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • C

                                                                Cassiano

                                                                20/01/2021 20:46:45

                                                                Não adianta nada a Gazeta querer combater a cultura do cancelamento enquanto tem em seus quadros colunistas submissos ao PCC.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • L

                                                              Lucas de Lara

                                                              20/01/2021 18:05:56

                                                              ...não parece razoável supor que a China iria se ater a picuinhas dessas, diante de uma pandemia global, recusando-se a fornecer insumos para vacina... Seria muita patifaria. Acho que há outros interesses aí...

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              2 Respostas
                                                              • M

                                                                MARTINI

                                                                20/01/2021 20:59:45

                                                                Poderia alguém supor contrariedades entre Lula e a China?! No início de seu governo, soja bombando, Lula vai a China para colher os louros do aumento nas exportações. Retorna e encontra ordem da China suspendendo compras efetuadas! E só liberou embarques/desembarques após REDUÇÃO DE PREÇO. Pessoal desmemoriado...

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • O

                                                                O Pragmático

                                                                20/01/2021 18:28:34

                                                                Moeda de troca pela participação no leilão do 5G.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.