Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise entre Poderes

Ciro Nogueira pede CPI para investigar participação do governo em vídeos de IA que criticam parlamentares

Ciro Nogueira
Senador desconfia da participação do governo na produção de vídeos de IA que criticam parlamentares do centrão. (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) pediu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a possível participação do governo na produção de vídeos que criticam parlamentares principalmente dos partidos do chamado “centrão”. As peças, produzidas por inteligência artificial, foram postadas nas redes sociais após o Congresso derrubar, em junho, o decreto do governo que aumentava o IOF.

Em poucos dias, os vídeos críticos aos parlamentares foram compartilhados milhares de vezes pela militância de esquerda e, até mesmo, impulsionados pelo PT.

“Desde que o governo começou a naufragar, há uma proliferação de ataques nas redes sociais, com vídeos de IA, muitos deles apócrifos. Já passou da hora de uma CPI da propaganda e das milícias digitais para investigar se há dinheiro público envolvido. Prioridade para agosto”, disse o senador em referência à volta do recesso parlamentar, no dia 1º de agosto.

VEJA TAMBÉM:

Os vídeos adotam a velha estratégia do PT de “nós contra eles” e mira principalmente parlamentares do PL, MDB, PP, PSDB, União Brasil e Novo. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também são citados nas produções.

Caso a CPI consiga as assinaturas necessárias para ser aberta, será mais um motivo para aprofundar a crise entre o Planalto e o Congresso. A derrubada do decreto legislativo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a retomada do reajuste do IOF e o vento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao aumento no número de deputados já pesam na conta do governo.

No entanto, para a ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, a desconfiança de que o governo pode estar por trás da campanha contra o Congresso não passa de um “devaneio” do senador.

“Prioridade do Brasil é enfrentar supertaxação do Trump, resultado da traição bolsonarista ao país, e não o devaneio do senador Ciro Nogueira, que quer tentar mudar o foco da crise que criaram. CPI precisa pra investigar os crimes de lesa-pátria que Bolsonaro e seu filho traidor estão praticando contra o Brasil com o apoio do Ciro Nogueira. Vergonhoso”, disse.

VEJA TAMBÉM:

No começo deste mês, o PT reuniu mais de 700 influenciadores digitais aliados para defender o governo nas redes sociais em um projeto intitulado “Pode Espalhar”.

Segundo o próprio partido, o foco da nova estratégia é produzir conteúdos que defendam a chamada “justiça tributária” e a “reforma da renda”, termos usados para justificar propostas como o aumento do IOF e a cobrança de impostos sobre os mais ricos, bancos e “bets” – os sites de apostas online.

O secretário nacioal de comunicação do PT, Jilmar Tatto, confirmou que a estratégia é conhecida e apoiada pelo governo, bancadas no Congresso e a militância digital.

“O país está polarizado. Nos chamaram para a briga, estamos para briga. Experimenta. De 9 eleições nacionais, ganhamos 5”, disse citando que o partido entrou em “modo pré-campanha”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.