i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Corrida eleitoral

Cláusula de barreira gera temporada de troca e fusão de partidos; entenda o que muda para 2022

  • Por Wesley Oliveira
  • Brasília
  • 21/02/2021 17:12
  • Atualizado em 23/02/2021 às 14:31
Bolsonaro ainda não tem partido
Presidente Jair Bolsonaro ainda não definiu qual será seu partido para 2022| Foto: Foto: Mauro Pimentel/AFP

Além das movimentações de possíveis candidaturas e alianças para 2022, os partidos políticos já começam a se organizar para não serem atingidos pela cláusula de barreira. O dispositivo foi criado pela minirreforma eleitoral e desde 2018 passou a restringir o acesso de siglas com baixa representatividade ao fundo partidário e ao tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV.

Pela regra, a partir de 2022, os partidos irão precisar de ao menos 2% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, ou conseguir eleger 11 deputados federais distribuídos em nove estados. Como a cláusula de barreira fica mais rígida com o passar do tempo, ela passa a exigir em 2026 2,5% dos votos válidos e no mínimo 3% a partir de 2030.

Em nível de comparação, se os votos das eleições municipais de 2020 fossem levados em consideração pela regra que será exigida em 2022, hoje teríamos aos menos três partidos ameaçados e 16 seriam barrados pela cláusula. No pleito municipal, o Psol, o PSC e o Patriota receberam 2,18%, 2,09% e 2% dos votos válidos, respectivamente. Enquanto isso, Solidariedade, Avante, Pros, PCdoB, PRTB, PV, Novo, Rede, Democracia Cristã, PTC, PMN, PMB, PSTU, UP, PCO e PCB não chegaram ao percentual mínimo.

Apesar de não ser considerado para a cláusula de barreira, o desempenho no pleito municipal acendeu o alerta em algumas dessas legendas que já começam a se movimentar. Para fugirem da regra, uma alternativa é a fusão entre as legendas.

PC do B só escapou da cláusula com fusão

Em 2019, por exemplo, o PC do B só escapou dos efeitos da cláusula de barreira porque fez uma fusão com o PPL. Naquele ano, a regra cobrava que os partidos tivessem somado ao menos 1,5% dos votos válidos na eleição de 2018. Para a presidente do partido de esquerda, Luciana Santos, a legislação é antidemocrática.

Possível candidato à presidência da República em 2022, o governador do Maranhão, Flávio Dino, estuda uma possível integração do PC do B com o PSB. No entanto, uma ala do partido de Dino defende uma ida para o PT.

“Ainda não houve intenção formal de buscar uma fusão com outros partidos, mas isso não é pauta descartada. Tudo vai depender das alianças para compor a candidatura presidencial em 2022. Uma ala é mais próxima ao PT e outra do PSB, então isso terá que ser construído ao logo dos meses”, admitiu um integrante do PC do B.

Na mesma linha, integrantes do PV já vêm conversando com o Cidadania para tentarem um acordo. Presidente do Cidadania, Roberto Freire, admite que as conversas são preliminares, e que ainda não existe nada acertado. Além do PV, a Rede também chegou a ventilar a possibilidade de entrar na fusão, mas já descarta a possibilidade.

“Essa fusão já foi conversada no passado, mas acabou não acontecendo. Nós temos princípios e ideologias parecidas, mas ainda não está nada definido. As possibilidades estão na mesa”, afirma Freire.

Já o porta-voz da Rede, Pedro Ivo, afirma que o partido seguirá fazendo política mesmo sem acesso ao fundo partidário e ao tempo de TV e rádio nas campanhas. A sigla, idealizada e fundada pela ex-senadora Marina Silva, já tinha sido pego pela cláusula de barreira em 2019.

“Não tem nenhuma chance de fusão. A Rede desde a concepção propôs romper com a estrutura e ideia de partido que temos hoje no Brasil. Acreditamos que cada partido tem seu papel na sociedade, a Rede seguirá com o seu, mesmo com a cláusula de barreira”, explica o porta-voz.

Fundado há quase uma década pelo empresário João Amoêdo, o Novo conta hoje com oito deputados federais, mas internamente avalia que a cláusula de barreira não será um problema para a manutenção do partido. Em 2018, a sigla superou a regra, pois atingiu pouco mais de 3% dos votos válidos pelo país. No entanto, já nas eleições municipais essa porcentagem caiu para 0,41%, o que representa menos de 500 mil votos pelo país.

Mesmo assim, o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, afirma que defende a cláusula de barreira e não deve se usar da incorporação com outras legendas. “Eu acho que ela (cláusula de barreira) é uma tentativa de corrigir justamente a distorção causada pelo financiamento publico de campanha. Hoje temos fundo partidário e fundo eleitoral na casa de bilhões e isso fomenta a criação de siglas, pois virou um negócio vantajoso. O Novo sempre abriu mão do fundo partidário e do fundo eleitoral e vamos seguir assim”, afirma Ribeiro.

Questionado se o partido acredita que o tempo de rádio e de TV ainda tem força para uma campanha eleitoral, o presidente do Novo afirmou que as novas mídias conseguem suprir essa ausência. “Ainda tem sim uma influência, mas não como era no passado. Acreditamos que as outras mídias sociais hoje permitem fazer campanha com menos recurso e sem dinheiro público”, completa.

Cotado para abrigar Bolsonaro, Patriota pode crescer com trocas

Enquanto outros partidos buscam alternativas para a cláusula de barreira em 2022, o Patriota pode superar a regra com a filiação do presidente Jair Bolsonaro. O partido está no radar de alguns deputados bolsonaristas, que tentam convencer o chefe do Executivo como projeto de reeleição de 2022.

Atualmente, o Patriota conta seis deputados federais, mas com a filiação de Bolsonaro deve receber  cerca de 30 parlamentares que hoje estão no PSL. Entre os defensores dessa migração, o deputado Bibo Nunes (PSL-RS) já admitiu que vem trabalhando para que a sigla seja a escolhida pelo presidente.

Além de receber os aliados bolsaristas, o partido pode ter a mesma projeção que teve o PSL em 2018. Antes da eleição presidencial, o PSL contava apenas com nove parlamentares, depois disso elegeu 53, se tornando a segunda maior bancada da Câmara.

Sem conseguir fundar o Aliança Pelo Brasil desde que deixou o PSL em 2019, Bolsonaro já admitiu que pretende se filiar em algum partido até março deste ano. Recentemente, o chefe do Palácio do Planalto afirmou que estava “namorando” o Patriota.

Presidente da sigla, Adilson Barroso admite que seria uma “sonho” receber a filiação do chefe do Executivo. A relação de Bolsonaro com a sigla é antiga, em 2017, por exemplo, foi ele quem rebatizou a legenda, que se chamava então Partido Ecológico Nacional.

Correção

O nome correto do presidente do Cidadania é Roberto Freire e não Ricardo Freire, conforme informou erroneamente a primeira versão desta reportagem.

Corrigido em 23/02/2021 às 14:31
19 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 19 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 5 horas

    Notícia alvissareira. PCB e PCdoB, e PV, PSOL Que maravilha!Ficarão na insignificância. Com suas sórdidas ideologias podem se limitar àquelas comunidades acadêmicas que insistem em disseminar a ideologia de gênero, quilombolas e ecoterrorismo. Mesmo no PT, terão que compatilizar com pessoas que pensam moderadamente. Ou seja, serão alijados do poder dentro da máquina partidária. Poderíamos caminhar, agora, para o voto distrital e parlamentarismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • B

      Bruno Santos Teles

      ± 5 horas

      três partidos já estava bom, o liberal, alguma coisa de centro e os fascistas da esquerda estatizante, com controle de armas, imposto sobre fortuna, salário mínimo, CLT, fim dos benefícios fiscais das igrejas e tudo mais que os fascistas defendem em seu manifesto

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • N

        Nico Gavelick

        ± 5 horas

        Mesmo sendo uma boa medida, ainda assim é um tapa-buraco. Uma reforma verdadeira exige acabar com o voto obrigatório, com os fundos partidário e eleitoral, e implementar o voto distrital puro.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          pedro cruz

          ± 7 horas

          Sem reforma política profunda e medidas para reequilibrar o sistema de governo, principalmente reformulando o judiciário que colapsou, recuperar a representatividade do congresso e descentralizar o executivo, seremos uma Argentina no final desta década.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • G

            Gomes

            ± 7 horas

            Essa situação vai acabar várias porcarias denominadas partidos. É tanta porcaria, que nem mesmo sabe-se o que significa a sigla. É PPL, PSOL, PROS, PV, PR,, etc. E muita porcaria e praticamente todos com a mesma ideologia medíocre. Acabar com a família, criar abestialidade da tal de ideologia de gêneros, liberar todo tipo de drogas, assassinar crianças no ventre, liberar a cretinice de sexo entre pais/filhos. Tudo que não presta faz parte do estatuto dessas porcarias de partidos de esquerda.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Rafael França de Souza

              ± 8 horas

              Cláusula de barreira é um remendo para o real problema: Fundo partidário e eleitoral. Acaba com essas mamatas e deixa ter 80 mil partidos, sem problema.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Sayd Santiago

                ± 9 horas

                NATUREZA PERFEITA. A natureza é expressa mediante a dualidade, e há perfeição no seu funcionamento. O homem não se frustra quando a imita. Com efeito, no campo político, não há um distanciamento de ideias e propostas que justifique a existência de mais de dois partidos. As grandes nações há muito perceberam isso, mas o brasileiro não, claudica, por quê?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  Fábio Murakami

                  ± 19 horas

                  A cláusula é boa. Mas é usar bandaid pra tratar câncer. E o câncer é o fundo partidário. Quer acabar com partidos pequenos? Acabemos com o fundo partidário.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    CSG

                    ± 20 horas

                    A cláusula é boa.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • H

                      Humberto B

                      ± 20 horas

                      Que ótima noticia. Quem puder assista no YouTube o Professor Adriano Gianturco “ Há partidos demais?”. Essa fusão já ajudará a reduzir o esforço de conseguir maioria e agregará quem pensa similar!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        RADAMES MANOSSO

                        ± 21 horas

                        Tem que reduzir os partidos de 33 para 10, um para cada campo ideológico. Sindicatos tem que reduzir de 15.000 para 500. E um dia chegará a hora dos conselhos profissionais. Tem cada conselho por aí. Só falta conselho dos decoradores de interior.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        3 Respostas
                        • C

                          Clayton

                          ± 8 horas

                          Pois é, é um sistema distorcido, se baseia em lei e não na vontade livre das pessoas. Era obrigatório pagar o sindicato, não tem opção de escolher outro se você não concorda com a ideologia, vários Conselhos Profissionais, de administração, economia, e pasmem, até de música tem órgão de classe, também obrigatórios e ideologizados, partidos sem representatividade financiados por impostos. Outro problema é o sistema eleitoral, onde você vota em um e puxa um monte junto.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • R

                          RADAMES MANOSSO

                          ± 18 horas

                          São números aproximados, mas se você pesquisar verá que há fundamento no que digo. Lá no meu site você encontra uma postagem sobre o número ideal de partidos políticos no Brasil.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Avlis Sotnas

                          ± 19 horas

                          por que para 10? porque não 8 ou 12? por que de 15mil para 500? porque não 100?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • V

                        Vanderlei

                        ± 22 horas

                        A Cláusula de Barreira foi uma das poucas coisas boas que o Congresso fez nestes últimos anos!! Chega de partidos nanicos de aluguel, que só pensam no dinheiro do contribuinte!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          ALESSANDRO ALONSO FERREIRA CALU

                          ± 22 horas

                          Muito bom esta união entre partidos. Tomara que a união se faça por semelhança ideológica o que fortaleceria visões contrárias e por então o diálogo democrático. :) Precisamos de ter alem de deputados, senadores e governadores de qualidade pelo menos uns cinco nomes fortes para presidência. Agora vc imagina Eduardo Leite, vice Dória, Fernando Haddad, vice Flávio Dino, Ciro Gomes, vice Boulos, Alvaro Dias, vice Moro, Mandetta, vice Luciano Huck seria ótimos candidatos. Tem ainda Marina, Manuela Dávila, tem o Bolsonaro também quie talvez concorra, viva a democracia.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • W

                            WILSON ZETI

                            ± 23 horas

                            Moro 30 confirma.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • P

                              pedro cruz

                              ± 7 horas

                              30 dinheiros....

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Avlis Sotnas

                              ± 19 horas

                              kkkkkkkkkkk

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          Fim dos comentários.