i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Orientação

Ministério da Saúde divulga novo protocolo para uso da cloroquina. Saiba o que muda

  • 20/05/2020 09:49
  • Atualizado em 20/05/2020 às 17:49
cloroquina bolsonaro
Bolsonaro é um entusiasta do uso da cloroquina para o combate à Covid-19.| Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (20), o novo protocolo para uso da cloroquina no Brasil. Agora, o medicamento passa a ser recomendado para pacientes nos estágios iniciais da infecção por coronavírus, e em dosagens mais baixas.

A liberação da substância sempre foi defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e as divergências de entendimento sobre seu uso foram fundamentais para a demissão dos dois últimos ministros da Saúde, os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

Cloroquina nos primeiros dias de sintomas da Covid-19

O novo protocolo oficializa o uso do medicamento no tratamento do coronavírus na rede pública para pacientes com quadros leves. Antes, a Saúde apenas recomendava a prescrição da cloroquina para casos graves, em que o paciente está internado, e com doses diárias de até 900 mg.

Agora, a recomendação é de doses diárias mais baixas para os pacientes ambulatoriais, ou seja, aqueles que não estão em internamento. Essa é uma medida de precaução diante do risco de efeitos colaterais da cloroquina, sobretudo arritmia cardíaca.

No caso de pacientes adultos com sinais e sintomas leves da Covid-19, a orientação é para que seja ministrada a combinação de cloroquina (450 mg) ou sulfato de hidroxicloroquina (400 mg) com azitromicina (500 mg) já nos primeiros dias de tratamento.

A mesma orientação vale para pacientes com sinais e sintomas moderados. Já para os que têm sinais de gravidade, o protocolo inclui internação e uso do sulfato de hidroxicloroquina com azitromicina.

Em crianças, de acordo com a orientação, os médicos devem priorizar o uso de hidroxicloroquina "pelo risco de toxicidade da cloroquina". Já para pacientes que têm doenças cardíacas, hepáticas ou renais, hematoporfiria e doenças mentais o protocolo é para que a cloroquina seja utilizada "com precaução".

Ministério deixa claro que não há estudos comprovando eficácia do medicamento

Apesar de orientar o uso do medicamento, o ministério admite, no documento, que não há estudos que "comprovem o benefício inequívoco dessas medicações no tratamento da Covid-19". "Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente".

Em conjunto com o protocolo, a pasta divulgou um novo termo de ciência e consentimento, que deve ser assinado pelo médico e pelo paciente para que o medicamento possa ser utilizado.

Em um dos trechos do termo, o paciente diz estar ciente de que "não existe garantia de resultados positivos, e que o medicamento proposto pode inclusive agravar minha condição clínica, pois não há estudos demonstrando benefícios clínicos". O documento cita apenas "um estudo francês" que demonstrou que "a eliminação do coronavírus da garganta de portadores da Covid-19 se deu de forma mais rápida com a utilização da combinação de hidroxicloroquina e o antibiótico azitromicina, quando comparados a pacientes que não usaram as drogas".

Para ser válido, o protocolo da Saúde precisava da assinatura de um responsável técnico, um médico e pelo ministro da Saúde, o interino general Eduardo Pazuello. O documento divulgado pelo Ministério da Saúde, entretanto, não tem nenhuma assinatura.

De acordo com informações da pasta, mesmo assim a nova orientação já está valendo e será despachada por ofício para secretarias estaduais e municipais.

Veja a íntegra do protocolo e do termo de consentimento:

Cloroquina era questão fundamental para Bolsonaro

A nova recomendação do Ministério da Saúde foi realizada no momento em que a pasta está sendo tocada interinamente, após a saída de Nelson Teich, que ficou 28 dias no cargo. A vontade de o presidente liberar o uso da cloroquina acabou sendo motivo de uma divergência inconciliável entre os dois e Teich optou por deixar o comando da pasta.

Um dia antes do seu pedido de demissão, Bolsonaro havia dito em uma live, em suas redes sociais, que apresentaria o novo protocolo no dia seguinte. O presidente também havia falado do tema em videoconferência com empresários ligados à Fiesp. “Estou exigindo a questão da cloroquina agora também. Se o Conselho Federal de Medicina decidiu que pode usar cloroquina desde os primeiros sintomas, por que o governo federal, via ministro da Saúde, vai dizer que é só em caso grave? Eu sou comandante, presidente da República, para decidir, para chegar para qualquer ministro e falar o que está acontecendo. E a regra é essa, o norte é esse”, disse Bolsonaro na ocasião.

Com a demissão de Teich, o plano ficou em suspenso. No fim das contas, o governo preferiu editar o novo protocolo antes de escolher um novo titular para a pasta.

Uso da substância não é consenso

O uso da cloroquina para tratamento do coronavírus ainda está sendo estudado e há poucos resultados de pesquisas conclusivos até o momento. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu um parecer liberando o uso de cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com a Covid-19 em estágio inicial da doença, desde que exista prescrição médica e o consentimento do paciente. A entidade, no entanto, reconhece que não há ainda comprovação de segurança e eficácia do tratamento. O CFM optou por liberar o uso em virtude da excepcionalidade da pandemia.

Nesta semana, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) alertou que o uso de cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento de doentes do coronavírus "carece de evidência científica". "Nenhum cientista é contra qualquer tipo de tratamento. Somos todos a favor de encontrar o melhor tratamento possível, mas sempre com bases em evidências científicas sólidas", diz o texto.

90 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 90 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    SERGIO RICARDO GONCALVES

    ± 11 horas

    Esse doc nao é nada alem de propaganda politica. Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS. Devem ser baseados em evidência científica e considerar critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das tecnologias recomendadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • I

      Israel Bresolin

      ± 15 horas

      Tive malária há 8 anos após uma viagem para o norte. Foi horrível. Me curei usando, entre outros remédios, a cloroquina. Não sofri nenhum desses colaterais citados. Uma amiga usa para tratar lúpus, também sem problemas. Histeria o que estão fazendo. Se neguim ler com atenção a bula da dipirona, nunca mais toma Novalgina (pode causar coma irreversível).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        JAMC

        ± 16 horas

        ToperaSONARO sendo ToperaSONARO

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Paulo Henrique

          ± 16 horas

          Se nos ativermos à verdade conhecida observaremos que é tão absolutamente verdadeiro que não há comprovação inequívoca e cabal da ciência acerca da eficácia da hidroxicloroquina, como é absolutamente falso e mentiroso que até agora não haja resultado positivo algum. Resultados positivos há aos montes, só não vê quem não quer (e é evidente q muitos não querem). Quanto aos "efeitos colaterais" da hidroxicloroquina, sabe-se que se trata de um espantalho para ingênuos, pois durante 70 anos a droga foi segura e de uso contínuo em muitas doenças, agora bastou chegar o COVID19 para virar um risco mortal? Francamente, chega a ser ridículo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            Carlos

            ± 18 horas

            Submete-se ao protocolo quem quiser.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • S

              Selma Beila Chvidchenko

              ± 17 horas

              Você não percebe a irresponsabilidade do Governo em fazer tal recomendação? Para completar, o protocolo foi entregue sem assinatura do Ministério da Saúde. Nem do interino, nem de especialistas que teriam aprovado a medida. E ainda por cima, o pobre do doente que for se submeter ao medicamento é obrigado a assinar um documento, dizendo estar ciente que este tratamento não tem comprovação assegurada, citando também todos os efeitos colaterais nefastos dos tais remédios. É muita má fé da parte deste (des)governo

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • S

            Selma Beila Chvidchenko

            ± 18 horas

            Cloroquina e hidróxido de cloroquina são de uso antigo e eficaz para malária e doenças autoimunes, como lupus e artrite reumatóide. Para coronavírus até agora não há resultado positivo algum. Certeza, só temos de seus gravíssimos efeitos colaterais. Que, por sinal, também podem ocorrer nos dois casos citados acima, e por isto os doentes têm acompanhamento médico constante. Quem acredita em curandeirismo e quiser arriscar, está dando sorte ao azar.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              Svetlana Yurievna Tchekov

              ± 18 horas

              Depois do feijão mágico do Apóstolo Valdomiro, a cloroquina do Bolsonaro. Magia e curandeirismo em tempos de obscurantismo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • T

                Tommaso

                ± 18 horas

                Atencao medicos e enfermeiros. Se o vies politico do paciente for de esquerda, favor receitar veneno de rato, talkei? Obrigado

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Raulino Sales

                  ± 19 horas

                  FOI UMA DECISÃO JUSTA E ACERTADA. ESPERANÇA PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE NÃO TINHA MAIS EM QUEM ACREDITAR. DIARIAMENTE A IMPRENSA ENUNCIAVA ESTATÍSTICAS DE MORTES, ABERTURA DE COVAS, ENTERROS, AUMENTO DE CASOS DA DOENÇA, ABUSOS DE AUTORIDADE. NADA DE RAZOÁVEL E CINCO MESES SE PASSARAM E NADA DE VACINA E MEDICAMENTO PARA SALVAR OS DOENTES. FOI UMA LUTA INGRATA, ESPECIALMENTE CONTRA BOLSONARO. SOMENTE SE BENEFICIOU O GOVERNO COMUNISTA DA CHINA COM A VENDA DE TRILHÕES DE DÓLARES DE PRODUTOS PARA A PANDEMIA.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marco Antonio Monteiro

                    ± 19 horas

                    Se eu descobrisse que tenho esse vírus iria tomar sem duvida!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • I

                      Intruso

                      ± 20 horas

                      O que importa é a disputa por mercado (onda pela qual o demo toma conta das pessoas) e ñ o malefício do medicamento (até pq salvou muitos da malária, sem efeito colateral). Direto e reto..

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • B

                        Bernardo Coelho

                        ± 21 horas

                        Se formos ler a bula, até a aspirina pode matar. A decisão de tomar está nas mãos dos médicos e dos pacientes que tem que autorizar, então toma quem quer. Pelo menos temos uma alternativa, melhor do que não ter nada.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Svetlana Yurievna Tchekov

                          ± 21 horas

                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • S

                            Svetlana Yurievna Tchekov

                            ± 15 horas

                            As bonecas da Gazeta não permitem criticar seu ídolo. Gostam de alisar fascista!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • N

                          Neto

                          ± 21 horas

                          Que bom. Um tratamento. Que venham outras opções, melhores se possível. Pelo menos uma esperança para quem sofre, fisicamente ou psicologicamente. Precisamos de boas notícias, levantar o moral. E se esse pânico e essa desesperança toda chegasse às pessoas que trabalham em serviços essenciais? Ou se chegasse nós empregados do seu condomínio?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            AMAURI

                            ± 22 horas

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • Z

                              Zyss

                              ± 22 horas

                              Lula:”Ainda bem que a natureza criou o coronavírus”. Fala de um ignorante corrupto, colocado em liberdade sabe-se lá como, que resume muito bem a nefasta estratégia de políticos sem escrúpulos e de parte da imprensa de, através do caos, retomarem o espaço e as fontes perdidas! AGORA É OFICIAL : A GAZETA É EXTREMA IMPRENSA.... NÃO EMITIU NENHUMA NOTA SOBRE A FALA DO LULA.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              4 Respostas
                              • L

                                Leonardo David

                                ± 19 horas

                                Matéria da Gazeta sobre o que Lula tem feito no Isolamento: O mimizento vai lá e reclama de estarem dando publicidade para o Lula. Matéria da Gazeta que fala do maldito protocolo que os bolsominion tanto esperavam: O mesmo mimizento reclama que a Gazeta não publicou nada sobre a fala do Lula de ontem e que não tem nada a ver com o assunto. É muita necessidade desse Zyss expor a própria demência!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Sartan

                                ± 21 horas

                                Para ver que seu ídolo e o Lula são iguais enquanto o lula falou que ainda bem que a natureza criou o coronavirus seu mito falou ta e dai?. e você e sua claque não tem direito de palpar a gazeta

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Svetlana Yurievna Tchekov

                                ± 22 horas

                                Ao menos cite a declaração completa que foi a seguinte: "Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus porque esse monstro está permitindo que os cegos enxerguem, que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises."

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Jared280

                                ± 22 horas

                                Há uma matéria inteira sobre as ymbecylydades propaladas pelo presidiário. Para que perder mais tempo com isso?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • M

                              MARCO ANTONIO MENDONÇA FARIAS

                              ± 22 horas

                              Que diabos de protocolo e' este? Receitar um remedio que pode causar maior mal? Estamos sendo dirigidos por um maluco

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              5 Respostas
                              • S

                                Sartan

                                ± 21 horas

                                Zyss: Ain só vejo o zap zap do filhão e os blog a favor do mito. mas fico aqui na gazeta a serviço deles para obrigar a gazeta pautar aquilo que nossa claque quer

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Jared280

                                ± 22 horas

                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • Z

                                Zyss

                                ± 22 horas

                                Sr. Walker: o sonho do vovô walker é ter a piroka em pé algum dia...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Sr. Walker

                                ± 22 horas

                                O sonho do Bolçonaro é virar um herói por causa da insistência do uso da Cloroquínia ! Vai ver até possa receber o Nobel de Medicina. Já pensou? O avô dele estourará de tanto orgulho

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • Z

                                Zyss

                                ± 22 horas

                                Ainnnn, eu só leio a gazetinha e vejo a globo.... Larga mão de ser retardado. O protocolo já tá sendo usado em dezenas de países.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Rogério R

                              ± 22 horas

                              Número de mortes no mundo por comunavirus = 323.000 Número de mortes no mundo por Cloroquina = ZERO Qualquer remédio tem contra-indicação e efeito colateral. Se for feita hiperdosagem como fizeram os assassinos de Manaus, é claro que tem risco! Remédio é remédio, não é água! Mas tem muita gente contra o remédio porque está "lucrando" com as mortes! Gente sem conciência, sem moral nem ética que só pensa em aumentar a tragédia para se servir politicamente!!! Triste!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Rogério R

                                ± 22 horas

                                "Ainda bem que a natureza criou esse monstro chamado coronavirus!" (luis inacio da silva) Lula e toda a esquerda estão torcendo pelo vírus e pela destruição do Brasil, por isso são contra a cloroquina! Os Médicos que usaram, já comprovaram que a Cloroquina funciona! O cuidado do MS com o protocolo é para não dar margem para a esquerda entrar com mais uma ação no STF e o STF (esquerdista que é) cancelar o novo protocolo! A guerra não é com o vírus, é com a esquerda que está usando o vírus para os seus propósitos de destruir a economia do Brasil, matar os Brasileiros e conseguir um pretexto para tirar o Presidente! O Socialismo é feito de Mentiras, Ódio, Egoísmo e Mortes!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  marco Aurelio Bittencourt

                                  ± 23 horas

                                  pessima materia. Deveria ter informado o protocolo do MS e de outros hospitais. Blablabla de jornalista que nao tem foco

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • D

                                    DUILO NASCIMENTO DAMASO

                                    ± 23 horas

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      AMAURI

                                      ± 23 horas

                                      O melhor remédio para combater o COVID 19, é Bozo cair fora, e logo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        ALEX

                                        ± 23 horas

                                        Bolsonaro: "quem é de direita toma Cloroquina, que é de esquerda toma Tubaína. Esse é nosso mito.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • F

                                          Freitas

                                          ± 22 horas

                                          Uma frase "perfeita" para um um dia em que foram registradas mais de mil mortes, logo após uma reunião importantíssima para tratar de FUTEBOL.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Paulo Henrique

                                        ± 23 horas

                                        Por "obrigação de fim" - no meu comentário anterior - leia-se "de resultado".

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Freitas

                                          ± 23 horas

                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Paulo Henrique

                                            ± 23 horas

                                            Para bem compreender qualquer coisa é preciso situá-la em sua realidade, não em um universo paralelo. E na realidade quem oferece garantia de resultados é fabricante de produto ou charlatão. Não é por outra razão que juridicamente a obrigação do médico é "de meio" e não "de fim". Nessa linha, o conhecimento empírico já se mostrou suficientemente robusto para comprovar os ótimos resultados da HCQ, na prática. E aqui qualquer criança de 9 anos consegue entender: quem toma se sai bem melhor do que quem não toma. Não há, por outro lado, essa verdadeira palhaçada (sim, é este o termo) criada sobre os riscos da hidroxicloroquina. Trata-se de droga de uso contínuo de milhões no mundo há 70 anos!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Rogério R

                                              ± 23 horas

                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • N

                                                Neto

                                                ± 23 horas

                                                Um tratamento, uma tentativa, uma esperança. Efeitos colaterais todo remédio tem, mesmo os mais comuns. Mas percebo que é justamente isso que muita gente vem tentando: destruir qualquer esperança das pessoas. Com que intuito?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  Freitas

                                                  ± 23 horas

                                                  “Compreendi, portanto, que não existe garantia de resultados positivos, e que o medicamento proposto pode inclusive agravar minha condição clínica, pois não há estudos demonstrando benefícios clínicos.”

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  6 Respostas
                                                  • F

                                                    Freitas

                                                    ± 20 horas

                                                    Neto: O que me incomoda? São os que vendem "pílulas do câncer?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • N

                                                    Neto

                                                    ± 21 horas

                                                    Freitas: não toma. Ninguém tá te obrigando. Cara chato. Porque se incomoda se outros aceitam o tratamento?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    Freitas

                                                    ± 23 horas

                                                    WILSON: Caverna é o local onde vivem pessoas que não aceitam estudos científicos. >>>> "Apesar de orientar o uso do medicamento, o ministério admite, no documento, que não há estudos que "comprovem o benefício inequívoco dessas medicações no tratamento da Covid-19". "Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente"."

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    Freitas

                                                    ± 23 horas

                                                    Vão reclamar para o MINISTÉRIO DA SAÚDE. As palavras não são minhas. Orientação salva vidas. Bando de *******.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • W

                                                    WILSON

                                                    ± 23 horas

                                                    Ora, deixe sua dose para quem é mais lúcido e suma dentro da caverna até a pandemia passar! Moço ,burrice mata !!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • N

                                                    Neto

                                                    ± 23 horas

                                                    Não toma e não enche o s.a.c.o.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  Cassio Santos

                                                  ± 23 horas

                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • N

                                                    Neto

                                                    ± 23 horas

                                                    Isso mesmo, fica em isolamento que vc faz um bem a todos.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • W

                                                  WILSON

                                                  ± 23 horas

                                                  Finalmente ,liberdade para os médicos bem informados tratarem , logo no início ,os casos de COVID19 . Agora vamos aguardar os resultados mais amplos do processo .

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    Freitas

                                                    ± 24 horas

                                                    "Apesar de orientar o uso do medicamento, o ministério admite, no documento, que não há estudos que "comprovem o benefício inequívoco dessas medicações no tratamento da Covid-19". "Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente"."

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • S

                                                      Svetlana Yurievna Tchekov

                                                      ± 24 horas

                                                      Temos a Tubaína e a cloroquina. Ao menos a Tubaína mata a sede, a cloroquina mata o quê? Hóspede ou hospedeiro?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      2 Respostas
                                                      • S

                                                        Svetlana Yurievna Tchekov

                                                        ± 23 horas

                                                        Neto, não respondeu a pergunta!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • N

                                                        Neto

                                                        ± 23 horas

                                                        Não toma mas deixa eu tomar. Live and let live.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • P

                                                      Paulo Henrique

                                                      ± 24 horas

                                                      Finalmente saiu este protocolo. É uma boa notícia, mas poderia ser melhor. Não poderia ser melhor por ter saído antes, porque não há como retroceder no tempo; mas poderia ter sido um pouco menos tímido. De qualquer forma, há de bastar e a notícia deve ser comemorada. O problema agora é que o STF decidiu que não vivemos numa Federação e que cada Estado-membro é um feudo de seu governador, que pode fazer o que quer. E a teimosia - regada obviamente pelos piores interesses políticos destes governadores - pode impedir que quem necessita tenha acesso ao tratamento e à droga.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • K

                                                        Klin

                                                        ± 24 horas

                                                        Agora, o Sócio majoritário do laboratório que produz a cloroquina está rico. Só falta os médicos boicotarem a receitá-la aos pacientes.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • W

                                                          WBRU

                                                          ± 24 horas

                                                          Gostaria de saber se o protocolo é endossado por médicos competentes, de fato, ou pelo presidente.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • W

                                                            WILSON

                                                            ± 23 horas

                                                            Leia o protocolo na íntegra e leia toda a bibliografia citada. Acho que sua desconfiança ficará menor....

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • H

                                                          Hélio

                                                          ± 24 horas

                                                          Há vários médicos, cientistas e empresas privadas da área de saúde afirmando que o tratamento precoce, com hidóxicloroquina. azitromicina e sulfato de zinco resolvem mais de 90 % dos casos. O Dr Paolo Zanotto fez a afirmação em debate na CNN, e afirmou que seu oponente estava desinformado. Mandou a lista de 50 trabalhos já feitos em todo mundo sobre o remédio, lista esta publicada no jornal Brasil Sem Medo. Gostaria de saber o que verdadeiramente há por trás desta controvérsia, que a imprensa também não ajuda a esclarecer.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          2 Respostas
                                                          • N

                                                            Neto

                                                            ± 23 horas

                                                            Freitas: isso se chama "tirar da reta" procedimento muito comum em órgãos públicos.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • F

                                                            Freitas

                                                            ± 24 horas

                                                            MELHOR CONVENCER O PRÓPRIO MINISTÉRIO DA SAÚDE >>> "Apesar de orientar o uso do medicamento, o ministério admite, no documento, que não há estudos que "comprovem o benefício inequívoco dessas medicações no tratamento da Covid-19". "Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente"." Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/cloroquina-novo-protocolo-ministerio-saude-bolsonaro/ Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • G

                                                          Giovanni Rosa da Silva

                                                          ± 24 horas

                                                          Vergonha mundial. Um país sem ministro da saúde em uma pandemia sem precedentes.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • C

                                                            CARLOS

                                                            ± 24 horas

                                                            Se dará certo do Deus sabe. Mas deixo um testemunho: sou portador de uma patologia reumatológica e faço uso da hidroxicloroquina por mais de 5 anos é até agora não tive um único sintoma sequer que a imprensa divulga. A resistência de alguns políticos pode estar retardando salvar vidas.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            2 Respostas
                                                            • W

                                                              WILSON

                                                              ± 23 horas

                                                              O Paulo Henrique disse exatamente qual a lógica da coisa : ou usa o que tem e ganha ou perde , ou não usa e perde sempre ! SIMPLES ASSIM !!!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • P

                                                              Paulo Henrique

                                                              ± 24 horas

                                                              Perfeito. É exatamente o que o Trump disse ou perguntou lá atrás - e não é porque é o Trump, mas porque é absolutamente lógico -: "O QUE TEMOS A PERDER?". Ou seja, tudo indica que funciona, e bem; mas se não funcionar tão bem ou mesmo não ajudar, "o que temos a perder?". As pessoas precisam entender que não se trata de uma escolha sobre este ou aquele tratamento, mas entre um tratamento e tratamento nenhum (contra o vírus). Parabéns pelo seu importante depoimento.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • A

                                                            A.R.ALVES

                                                            ± 1 dias

                                                            Vamos aos fatos: quantos morreram pela covid-19 ? quantos foram mortos pelo uso da cloroquina nesse período ?? como já sabemos aproximadamente esses números afirmo com 100% de certeza que se eu for contaminado vou SIM fazer uso deste medicamento!!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              AMAURI

                                                              ± 1 dias

                                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • P

                                                                Pablo

                                                                ± 1 dias

                                                                O Presidente está perdendo tempo e se expondo desnecessariamente ao não indicar alguém para o Ministério da Saúde. A política exposta na orientação deve ser defendida e aplicada por alguém com renome para isso, e, é notório que a Dra. Nise Yamaguchi possui todos os requisitos para assumir com qualidade essa função. Na CNN o jornalista foi questioná-la sobre opinião supostamente negativa do Congresso Americano sobre a cloroquina e ela respondeu que conversou com os senadores americanos tais e esta aversão não era assim tão pacífica quanto mencionava o jornalista... enfim, uma pessoa reconhecida mundialmente no meio científico, com experiência científica e política.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  Jared280

                                                                  ± 1 dias

                                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • N

                                                                    Neto

                                                                    ± 1 dias

                                                                    Quem é contra, não toma e não enche o ****.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    1 Respostas
                                                                    • J

                                                                      JOAO PYPCAK FILHO

                                                                      ± 23 horas

                                                                      Espero que brevemente você precise tomar. Depois volte aqui destilar o teu ódio.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    CESAR CAVALLI SABBAGA

                                                                    ± 1 dias

                                                                    Exercício ilegal da Medicina. É tão ilegal que ninguém assinou o protocolo. O governo, no entanto, diz que já está valendo. Brasil ridicularizado em todo o mundo.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • W

                                                                      Walter

                                                                      ± 1 dias

                                                                      Decisão acertada, enquanto não se tem algo cientificamente comprovado e validado pela ciência. Não gostaria de estar no lugar de um médico que, ao ver sua única chance de evitar um mal maior ao seu paciente, fosse impedido pela burocracia e vê-lo ir a óbito. Situação extrema, infelizmente. Lembrando que o paciente possui o direito de ir contra a orientação do médico.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      4 Respostas
                                                                      • W

                                                                        Walter

                                                                        ± 22 horas

                                                                        Freitas: o médico estará legalmente amparado para essa situação triste e calamitosa.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • W

                                                                        Walter

                                                                        ± 23 horas

                                                                        Jared280: espero que você não seja médico, e não tenha que tomar esse tipo de decisão tão difícil. Confundir a situação atual com Genocídio extrapola qualquer bom senso de quem está na trincheira, em plena guerra contra a covid-19. É, no mínimo, pensamento politizado e irresponsável.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • F

                                                                        Freitas

                                                                        ± 23 horas

                                                                        Walter, com a devida vênia, você poderia me esclarecer: em algum momento, houve alguma proibição de o médico, com a anuência do paciente, aplicar o medicamento? Até onde sei, nunca houve. O que não se explica é essa OBSESSÃO do nosso presidente.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • J

                                                                        Jared280

                                                                        ± 1 dias

                                                                        Em termos de políticas de saúde pública, sua proposição está nas fímbrias da autorização oficial do GENOCÍDIO. A última vez que vimos isso faz uns 80 anos e imagino que, se você for medianamente instruído, saiba do que estou falando.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    • F

                                                                      Fábio Mauricio Holzmann Maia

                                                                      ± 1 dias

                                                                      Qual é mesmo o CRM do general? A, não tem CRM? Pois é... Esse é o governo da "nova política ". Fim do mundo...

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • S

                                                                        Sam

                                                                        ± 1 dias

                                                                        " Essa é uma medida de precaução diante do risco de efeitos colaterais da cloroquina, sobretudo arritmia cardíaca..." Eu completo a matéria para o jornaleiro preguiçoso: "... que PODE ocorrer numa média de UM a cada MIL pacientes tratados, segundos estudos feitos com a droga que já é conhecida há mais de 70 anos."

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        1 Respostas
                                                                        • J

                                                                          Jared280

                                                                          ± 1 dias

                                                                          Mais um entusiasta do caos, com discursos prontos. Infelizmente o bozonarismo provocou danos irreversíveis em uma geração inteira de pós-baby boomers, que se decepcionaram com governos de centro-esquerda e esquerda. Passaram a acreditar em qualquer "Messias do Caos", ainda que suas ideias sejam, francamente ydyotas. Basta que elas afrontem o senso comum, para serem aceitas pronta e docilmente. Afinal, o senso comum é obra satânica do socialismo/comunismo/petismo, etc. Estamos literalmente num mato sem cachorro enquanto esse povo estiver no exercício do poder.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      • E

                                                                        Everaldo Basso

                                                                        ± 1 dias

                                                                        Nenhum parágrafo desse jornal sobre a declaração do Presidiário. Parabéns pela "imparcialidade" !!!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        1 Respostas
                                                                        • J

                                                                          Jared280

                                                                          ± 1 dias

                                                                          Há uma matéria inteira sobre as ydyotyces que o prefalado indivíduo regurgitou. Sugiro ler lá.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      • J

                                                                        joão José Augusto Mendes

                                                                        ± 1 dias

                                                                        Interessante se falar em evidências sólidas, quando o número de mortes está aumentando, se um médico que acompanha seu paciente, for travado por uma burocracia estatal a tentar evitar o pior para esse paciente, então porque tem o diploma? Segundo o Trump, ele toma todo dia, será que foi perguntar para o FDA se podia?

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • W

                                                                          WILSON ZETI

                                                                          ± 1 dias

                                                                          Agora vamos saber quem tem razão, tomara que o tratamento funcione, mas se não funcionar o Jair vai por a culpar quem?

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          3 Respostas
                                                                          • W

                                                                            WILSON

                                                                            ± 23 horas

                                                                            E SE FUNCIONAR , OS CÃES VÃO DEIXAR A CARAVANA PASSAR SEM LADRAR MAIS ???

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                          • J

                                                                            Jared280

                                                                            ± 24 horas

                                                                            Vai imputar a culpa aos de sempre: médicos, prefeitos e governadores.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                          • O

                                                                            O Mito

                                                                            ± 1 dias

                                                                            Na esquerda e na midia. É só o que ele sabe fazer.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                        • C

                                                                          Cris Bispo

                                                                          ± 1 dias

                                                                          Parem de mentir. Teich nunca foi contra a hidroxicloroquina e nem foi o que motivou a saída dele. Ele deixou isso claro no Twitter. Em todas as coletivas ele repetiu que ficava a critério médico. Em entrevistas explicou tb que não tinha nada contra. Parem! Não assino o jornal pra ler fake.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          1 Respostas
                                                                          • L

                                                                            Lauro Michel

                                                                            ± 1 dias

                                                                            Ele foi contra sim, não termos absolutos, mas para uso no início do tratamento Teich foi contra. Mas teve outros motivos que ele saiu, pelo menos menos três, mas prefiro não citar, apenas dizer que não aguentou o tranco devido ser um trabalho muito estressante, se sentiu muito cansado. No dia da coletiva que Bolsonaro deu na saída de Moro ele mal conseguia se manter em pé, estava passando noites sem dormir.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                        • M

                                                                          MARCIA REGINA NUNES DE SOUZA

                                                                          ± 1 dias

                                                                          “irá ser despachado”?

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          Fim dos comentários.