Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Legislativo

Comissão da Câmara adia votação da redução da maioridade penal para 16 anos

CCJC
Adiamento ocorreu após pedido de mais tempo para análise de deputados da base governista. (Foto: reprodução/Youtube TV Câmara)

Ouça este conteúdo

Apuração em andamento

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados adiou, nesta quarta-feira (27) a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz a maioridade penal para 16 anos no Brasil. A expectativa é de que o projeto volte a ser analisado na próxima semana ou na seguinte, por conta do feriado de Corpus Christi no dia 4 de junho.

O adiamento ocorreu após um pedido de vista (mais tempo para análise) dos deputados governistas Erika Kokay (PT-DF), Orlando Silva (PcdoB-SP), Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ). A proposta foi protocolada na Câmara em 2015 e passou a ter o deputado Coronel Assis (PL-MT) como relator.

Pela proposta, a redução da maioridade penal para 16 anos valeria para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Atualmente, a legislação brasileira estabelece a maioridade penal aos 18 anos, enquanto menores infratores são submetidos às medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

VEJA TAMBÉM:

O texto em discussão prevê que jovens enquadrados nesses crimes deixem o sistema socioeducativo e passem a cumprir pena em estabelecimentos prisionais comuns. Defensores da proposta afirmam que a medida endurece o combate à criminalidade violenta, enquanto parlamentares contrários argumentam que a mudança pode ampliar problemas no sistema penitenciário brasileiro.

Coronel Assis também analisa outras duas propostas que tramitam juntas e propõem mudanças pontuais na PEC, como a avaliação técnica e psicológica prévia do jovem para validar se ele tinha discernimento do crime cometido e a possibilidade que crianças e adolescentes entre 12 e 16 anos respondam criminalmente se cometerem crimes com violência ou contra a vida.

Caso um jovem de 16 ou 17 anos cometa um desses crimes e seja condenado sob as novas regras, a PEC prevê que sejam detidos em instalações separadas da população carcerária adulta comum.

Também se prevê um isolamento do sistema socioeducativo, em que não cumprirão a pena junto a menores infratores que respondem pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por atos menos graves.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.