• Carregando...
comprovante de vacinação
Brasileiros com viagens marcadas ao exterior precisam apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19;| Foto: Felipe Carneiro/Agência Brasil

O Ministério da Saúde criou um hotsite para orientar brasileiros que precisem comprovar a vacinação contra a Covid-19. No endereço é possível obter todas as informações necessárias para comprovar a vacinação até que os sistemas do Ministério da Saúde sejam restabelecidos.

No momento, a comprovação digital está indisponível devido ao ataque hacker ao site do ministério e ao aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19, na madrugada de sexta-feira (11).

O secretário executivo do Ministério da Saúde (MS), Rodrigo Cruz, adiantou as possibilidades de comprovação da imunização:

  • A versão física do cartão de vacinação, que continua válida;
  • A segunda via do cartão, que pode ser solicitada na unidade de saúde onde foi realizada a vacinação;
  • Estados e municípios que têm base própria podem emitir o certificado por conta própria (no hotsite estão listados quais estados têm esse sistema).

O secretário executivo informou que o Ministério das Relações Exteriores enviará comunicado aos países que receberão voos oriundos do Brasil informando sobre a indisponibilidade temporária do Certificado de Vacinação Covid-19 em formato digital e que a Carteira Nacional de Vacinação no formato físico poderá ser um dos documentos utilizados para comprovação de imunização.

Cruz lembrou que a portaria com regras para ingresso no Brasil, que estabelecia apresentação do certificado de vacinação e quarentena, está adiada por uma semana. “Para não prejudicar o brasileiro que está no exterior a gente decidiu postergar a portaria”, disse. Segundo ele, podem haver brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que estão no exterior e não baixaram o certificado. Ainda não há estimativa de quando o sistema vai voltar a funcionar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]