O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (26) duas novas plataformas digitais para a divulgação de informações sobre o coronavírus: um canal de WhatsApp e um painel estatístico online.
O canal no WhatsApp serve para responder às dúvidas mais comuns da população sobre a Covid-19. A ferramenta, em que um robô se comunica com o usuário, é inspirada em um canal similar desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com funções semelhantes. Inclui dados sobre transmissão, sintomas, prevenção, diagnóstico, isolamento domiciliar, tratamento e tira dúvidas sobre a veracidade de notícias que estão circulando.
Para interagir com o robô feito pelo Ministério, entre no link bit.ly/sauderesponde e siga as instruções, mandando um "oi" para o usuário que for adicionado. Outra alternativa é adicionar no WhatsApp o número +55 61 9938-0031.
Por enquanto, o aplicativo funciona mal. Em teste feito pela Gazeta do Povo, o robô demorou para responder às mensagens. A plataforma é uma parceria do Ministério da Saúde com o Facebook e, segundo a pasta, saiu sem custo para o governo.
O painel estatístico, por sua vez, conta com dados ao vivo do número de casos confirmados e dos óbitos. Há um mapa dos casos no Brasil e gráficos com o número de casos por região, com a evolução de semana a semana, com uma comparação do número de casos novos por dia e com o acumulado dos casos.
Segundo o secretário-executivo do ministro da Saúde, João Gabbardo, o objetivo das novas plataformas é reforçar a transparência, a clareza e o diálogo com a população.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião