Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
OVNIs

Deputado do PSOL convoca audiência pública para falar de “discos voadores”

Deputado do PSOL, Chico Alencar (RJ) convoca audiência pública para falar de “discos voadores”
Deputado do PSOL, Chico Alencar (RJ) convoca audiência pública para falar de “discos voadores” (Foto: Kayo Magalhaes/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) requereu uma audiência pública na Câmara dos Deputados para falar sobre "discos voadores" e outros "objetos voadores". Sob o pretexto dos impactos na soberania nacional, Alencar diz que o objetivo é debater a sua relação entre ufologia e a aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI).

O pedido do deputado foi aprovado na Comissão de Legislação Participativa e deve acontecer no dia 16 de setembro, às 10h.

Na justificativa formal do requerimento, o deputado do Psol enfatiza que o debate não enfoca extraterrestres, mas sim a importância de compreender fenômenos classificados como “objetos voadores não identificados” (OVNIs), sem pressupor sua origem alienígena.

A ufologia é o estudo de fenômenos aéreos não identificados, dentre os quais os mais conhecidos são os chamados discos voadores, buscando compreender avistamentos e relatos de objetos que não têm explicação imediata. Trata-se de uma disciplina que investiga relatos e evidências de OVNIs, sem assumir, necessariamente, que esses fenômenos tenham origem extraterrestre.

O parlamentar se inspirou em uma audiência semelhante conduzida pelo Congresso dos Estados Unidos em julho de 2023, que abordou relatos de militares sobre avistamentos aéreos e seus possíveis impactos na segurança nacional, no meio ambiente e no transporte aéreo.

Alencar também cita os relatórios do Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (SIOANI) que operou entre 1969 e 1972 sob a égide da Força Aérea Brasileira (FAB), e cujos documentos foram disponibilizados pelo Arquivo Nacional.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.