• Carregando...
Lula
Pesquisas revelam que desconfiança dos brasileiros ao governo Lula vem crescendo desde o início do ano.| Foto: André Borges/EFE

Um terço dos brasileiros desaprova o terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com uma avaliação ruim ou péssima crescente desde o início do ano. É o que revelam as duas novas pesquisas Ipec e Datafolha divulgadas entre a noite de quinta (7) e a manhã desta sexta (8) com uma avaliação dos 11 meses de gestão do petista.

Na pesquisa Ipec, por exemplo, a avaliação ruim ou péssima saltou de 24% em março para 30% em dezembro, enquanto que o Datafolha apurou uma oscilação um pouco menor, de 29% para 30%. Por outro lado, a opinião de regular dos dois institutos se manteve estável em 30%.

Os brasileiros que consideram o governo Lula 3 como ótimo ou bom também reduziram a avaliação de 41% para 38% na pesquisa Ipec, enquanto que o Datafolha apontou uma estabilidade também em 38%.

A aprovação de Lula também diminuiu no período segundo o Ipec, passando de 57% para 51%. Os que reprovam a condução do governo variaram de 35% para 43%.

Desconfiança em alta

Já a confiança no presidente Lula passou por uma inversão de acordo com o Ipec. Enquanto que 53% dos brasileiros confiavam no que ele dizia em março, agora 50% dizem não confiar – a confiança caiu para 48%.

O Datafolha fez um questionamento semelhante e apurou que 40% dos brasileiros dizem nunca confiar nas falas de Lula, contra 24% dos que afirmam acreditar sempre nas declarações dele. O instituto apontou, ainda, que 57% dos entrevistados afirmam que o presidente fez menos do que esperavam.

Metodologia

O Ipec entrevistou 2 mil pessoas em 128 cidades brasileiras entre a última sexta (1º) e terça (5), com uma margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Já o Datafolha ouviu 2.004 pessoas em 135 municípios, com a mesma margem de erro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]