• Carregando...
Detenção de jornalista português pela PF ganha repercussão internacional
| Foto: Reprodução/Twitter

A detenção do jornalista português Sérgio Tavares no Aeroporto de Guarulhos na manhã deste domingo (25) ganhou repercussão internacional. Tavares veio ao Brasil para participar da manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo, mas por cerca de três horas e meia teve seu passaporte retido pela Polícia Federal.

Em sua conta no X, o jornalista de esquerda norte-americano Glen Greenwald relatou a detenção de Tavares e destacou que o português havia entrevistado Bolsonaro há poucos dias. Greenwald repostou o vídeo no qual o português deu detalhes sobre as questões que foram feitas a ele pelos policiais federais.

“Perguntaram, especificamente, sobre [o ministro do STF] Alexandre de Moraes, [o ex-ministro da Justiça] Flávio Dino], vacinas, 8 de janeiro, tudo. Um português que vem simplesmente cobrir uma manifestação de apoio a Jair Bolsonaro é sujeito a isto tudo”, afirmou Tavares. Também no X, o jornal polonês Visegrád24 foi outro perfil a noticiar a detenção do jornalista português, divulgando informações semelhantes.

Em Portugal, o partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) publicou um comunicado no qual exige a intervenção imediata do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Embaixada de Portugal no Brasil contra o que considerou uma “perseguição fascista de uma extrema-esquerda que apoia o presidente Lula”.

Sérgio Tavares não apresentou visto de trabalho, diz PF

A Gazeta do Povo tentou contato com a Polícia Federal ainda durante a manhã deste domingo para esclarecer os fatos que levaram à detenção de Sérgio Tavares em sua chegada ao Brasil, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, mas não obteve retorno. À Folha de S. Paulo, a PF apontou, em nota, que o jornalista português precisaria de um visto de trabalho – tal documento não teria sido apresentado por Tavares.

“Além disso, o estrangeiro foi indagado sobre comentários que fez sobre a democracia no Brasil, afirmando que o pais vive um ‘ditadura do Judiciário’, além de outras afirmações na mesma linha, postadas em suas redes sociais. Vale ressaltar que as mesmas medidas são adotadas por padrão na grande maioria dos aeroportos internacionais”, completou a nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]