Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polêmica

Eduardo Bolsonaro acusa Lula de criar narrativa para justificar perseguição política

Eduardo Bolsonaro
Deputado Eduardo Bolsonaro diz que críticas de Lula são típicas de "regimes autoritários". (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de construir uma narrativa que justificaria a perseguição política e até mesmo o extermínio de opositores. A declaração foi feita nesta terça-feira (26), na rede social X, em resposta a críticas de Lula.

O presidente havia afirmado que Eduardo Bolsonaro "já deveria ter sido expulso da Câmara" e classificou sua atuação nos Estados Unidos como "uma das maiores traições que uma pátria sofre de filhos seus". O parlamentar está licenciado do mandato e tem atuado no exterior em busca de sanções contra autoridades brasileiras.

Em resposta, Eduardo Bolsonaro afirmou que a acusação de traição à pátria é um expediente típico de regimes autoritários para legitimar a perseguição a adversários.

"A ideia de traição à pátria pode soar caricata aos ouvidos de pessoas normais — e de fato o é. Mas ser caricata não muda seu caráter nefasto. Essa ladainha é velha companheira dos regimes de exceção da esquerda, que tratam opositores como traidores dignos de fuzilamento", escreveu. Ele acrescentou: "O que Lula está tentando fazer é construir uma narrativa que permita o meu extermínio".

VEJA TAMBÉM:

Segundo o deputado, o governo petista busca normalizar a eliminação de adversários políticos. Ele comparou a situação atual a casos históricos: "Você pode achar exagero — eu sei que parece. Mas, há dez anos, também pareceria exagerado supor que senhoras de 70 anos seriam condenadas a 17 anos de prisão por ‘golpe de Estado’", lembrou.

Críticas de Lula

Durante a segunda reunião ministerial de 2025, nesta terça-feira, Lula classificou Eduardo Bolsonaro como "um dos maiores traidores da história do Brasil". O presidente criticou o parlamentar por agir contra o país: "Um cidadão que já deveria ter sido expulso da Câmara dos Deputados, estufando com mentiras e hipocrisia outro Estado contra o Estado nacional do Brasil".

Lula defendeu a criação de uma frente política para combater essa postura e afirmou nunca ter visto, na história brasileira, alguém que, segundo ele, "muda de país, adota os Estados Unidos, nega a pátria de origem e tenta insuflar o ódio de governantes americanos contra o povo brasileiro".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.